Mil Cores®- arte fotográfica / photographic art
Almada, Portugal, Tel. (+351) 212 959 212      

     

Workshop Prático de Fotografia de Natureza

O Outono no Gerês
por José Romão, fotógrafo de Natureza autor do livro Cabo da Roca e biólogo

Parque Nacional da Peneda-Gerês
2018 Novembro 3 e 4 (Sáb. e Dom.)*
  *: Prevendo-se chuva, poderá ser adiado 1 ou até 2 semanas
155** ou 140** euros     Inscrições a decorrer 
  **: desconto sobre estes valores para inscrições pagas até:
  final de 2017 (-15 euros),
  10 de Agosto de 2018 (-10 euros)
  10 de Outubro de 2018 (-5 euros)



Os participantes devem possuir conhecimentos básicos de Fotografia.


Aberto ao público em geral

Objectivos: executar variadas técnicas de Fotografia de Natureza, obter imagens de excelente qualidade, ficar a conhecer locais de grande beleza paisagística. Este workshop é idêntico ao "Tejo Internacional".

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, quando as cores do Outono estão no seu pico, sobretudo na folhagem das faias, castanheiros e carvalhos, o ambiente é  sereno, quase sem gente, os ribeiros mantêm o apelo do Verão, as cascatas têm melhor caudal, os cogumelos despontam nos bosques. No Gerês, as cores e os elementos gráficos estão a nossos pés, e a toda a volta: os bosques de caducifólias alcatifados de folhas de tons quentes por onde irrompem as flores rôxas do Crocus autumnale, contrastando com o leito rochoso e azulado dos ribeiros onde encalharam troncos de árvores retorcidos e nús, as águas límpidas, gigantescos blocos graníticos.


  06441A silhueta pinheiro amanhecer vista panorâmica lagoa barragem Pedra-Bela Parque-Nacional-da-Peneda-Gerês

Opiniões de participantes anteriores

06432A  medronheiro Arbutus unedo folhas verde frutos vermelho fundo Outono alaranjado Mata-Albergaria Parque-Nacional-da-Peneda-Gerês

Prática fotográfica proposta***
: Paisagem, Panorâmica, Estereoscópica, Preto & Branco de Infravermelhos (de filme ou digital), Nocturna / Astrofotografia, Macrofotografia de plantas, fungos e insectos, 4 formas de fotografar cascatas, Fotografia HDR, empilhamento de foco. Entre as actividades teóricas destaca-se uma projecção de diapositivos comentada. Far-se-ão sessões teóricas sobre Fotografia de Natureza e/ou passeios de carro se chover (se durante mais de 1 dia, os participantes poderão frequentar o workshop gratuitamente no ano seguinte).

***: Cada participante é livre de fotografar como desejar, com câmara digital ou o filme que lhe é familiar, embora seja preferível uma abordagem variada e o testar das sugestões do professor. Diversas técnicas serão discutidas, exemplificadas in loco, e experimentadas pelos participantes. Cada participante é responsável por levar o seu próprio equipamento fotográfico e rolos ou cartões de memória e pilhas suplentes.  Como nem todos dispõem do mesmo equipamento, executarão os exercícios que puderem e em que tenham interesse.

Não haverá venda de equipamento durante o workshop.
 
Equipamento mais útil, se possuir, e consumíveis:
Filtros: UV, 81A ou 81B, polarizador, graduais neutros -3, -2 e -1 com porta-filtros e aneis adaptadores, Hoya Portrait ou Red-enhancer, neutro 4x ou mais denso, 82A ou 82B.
Filtros para P&B: vermelho escuro (29) ou vermelho, (laranja), amarelo
Filtros de Infravermelhos: Hoya R90 (ou R72) ou equivalente, do diâmetro da objectiva com marca de refocagem
Objectivas: grande-angular (entre 10 e 28mm), de macro, teleobjectiva (55 a 400mm), uma com marca de refocagem para os Infravermelhos.
Tripé com possibilidade de panning, cabo de disparador ou comando com travão, tela difusora (ou papel vegetal de arquitecto A3 ou maior), reflector pequeno branco ou prateado (ou cartolina), flash com pilhas e cabo de ligação
Câmara: 1 ou 2, digital (+ bateria suplente) e/ou de filme, de preferência com capacidade de múltipla exposição; para filme P&B de Infravermelhos, câmara com placa de pressão lisa, e, eventualmente, câmara escura portátil ("Changing Room/Bag")
Cartões de memória (mínimo 2). Rolos (mínimo 2 a 4 / dia): Kodak E100VS, Fuji Velvia, Fuji Provia 100F (pelo menos 1), Kodak T-Max 100 ou Ilford Delta 400, Kodak HIE

Pode levar uma lista de perguntas a fazer ou técnicas que gostaria de ver exemplificadas.

6ª Feira 2014 Out. 31: Quarto Crescente INFORMAÇÃO PARA 2018 EM BREVE AQUI
Hora aprox. do: Ocaso Lua Nascer Sol Nascer Lua Pôr do Sol
Sáb.  Nov. 1 0:48 7:03 14:18 17:37
Dom.  Nov. 2 1:55 7:05 14:56 17:36
5ª Feira Nov. 06: Lua Cheia

06438A luz amanhecer alaranjado nuvens silhueta pinheiro Pedra-Bela Parque-Nacional-da-Peneda-Gerês

Ponto de encontro: às 9h30 do primeiro dia, na sala da Pensão Adelaide reservada para o curso. Horário: eclético. Terceiro dia: livre (para quem ainda tiver exercícios para concluir ou preferir um passeio fotográfico gratuito com o professor a outros locais naturais de interesse). O 1º de Novembro é sempre feriado.

Vestuário, calçado, etc: na sua escolha, tenha em atenção as suas necessidades e o que a seguir se apresenta. Leve os medicamentos que costuma tomar, e mudas de roupa e calçado. O esforço físico pode causar algum calor e/ou suor: atenção à roupa e água para beber;  mas movemo-nos devagar já que vamos estar a fotografar. Vá preparado para chuviscos, se fôr o caso. Calçado adequado a trilhos de montanha e manta-morta húmida. Calçado novo pode causar bolhas nos pés! Algumas plantas, quando esmagadas, mancham roupa e calçado irreversivelmente.  Um chapéu escuro de abas largas que proteja todo o rosto, pescoço e orelhas, ou creme protector solar, é necessário com céu limpo.

Revelação de rolos: à posteriori e por conta de cada participante; no entanto, serão indicados estabelecimentos que o fazem com qualidade profissional.

Havendo 10 participantes ou mais interessados, marcar-se-á durante o workshop uma sessão posterior, na área de Lisboa, para discussão dos resultados, ao custo de 25 euros adicionais por pessoa, aberta a participantes de outros cursos, workshops e passeios da Mil Cores (mesmo preço); 30 euros para o público em geral (mas ficando assim habilitado aos descontos em futuros cursos, workshops e passeios). Não é necessário apresentar imagens para participar.

 
Inscrições: Data limite para inscrição (pagamento) ou comunicação de desistências (e crédito ou reembolso total e imediato):  31 de Outubro   4ª Feira às 15h, via ou formulário ou tel. 212 959 212 ou 969 871 009. Sugerimos que se inscreva o mais cedo possível para garantir vaga. Inscrições de última hora, favor contactar só para o telemóvel acima. Se o curso fôr adiado ou cancelado reembolsamos total e imediatamente.

Número mínimo de participantes para o workshop se realizar: 10. Número máximo de participantes por workshop: 30.

Preço do workshop: 155 euros (140 euros para participantes de anteriores cursos, workshops e passeios da Mil Cores), com desconto adicional para pagamentos feitos cedo, conforme especificado acima.

Transporte: Faro-Lisboa-Porto-Braga: CP (tel. 808 208 208). Braga-Gerês: autocarros da Empresa Hoteleira do Gerês (Central Camionagem: 253 262 033, Escritório: 253 615 896, 253 273 434). Podemos coordenar boleias (partilhando a gasolina e portagens) havendo interessados e voluntários. No Gerês uns dão boleia aos outros, e seguem o professor para os vários locais do Parque caminhando e fotogrando perto uns dos outros.

Dificuldade dos percursos: baixa a moderada (não aconselhável a pessoas com limitações na locomoção). As caminhadas são poucas e geralmente inferiores a 500 m.

Alojamento e alimentação (favor reservar directamente), Vila do Gerês: Pensão Adelaide * * *, tel. 25 33 900 20, regime de meia pensão (jantar, dormida, e peq. almoço): 35 ou 30 euros / pessoa / dia (favor confirmar) O seu ambiente recolhido permite a interacção e troca de informações entre os participantes. Hotel Universal * * *, tel. 25 33 902 20, meia pensão: ~35 euros/pessoa/dia (favor confirmar). Quinta da Veiga (a 7km), tel 253 277 222, podendo confeccionar refeições: ~15 euros/pessoa/dia (favor confirmar).
Existem restaurantes na vila, incluindo a Pensão Adelaide, mas poucos estão abertos nessa altura do ano. Os almoços são ligeiros e no campo: levar sandes, água, leite, sumos, fruta, frutos-secos, bolachas, etc., de preferência que não necessitem de talheres nem de aquecer, e saco de plástico para trazer o lixo de volta.

06465A curso de água fluindo entre rochas reflexos dourados Rio Fafião Parque-Nacional-da-Peneda-Gerês

Contactos úteis (p.f. anote):
José Romão: telemóvel  969 871 009
Pensão Adelaide, tel.: 253 390 020, fax: 253 390 029
  D. Adelaide Ribeiro, Rua de Arnaçó, 45, 4845-063 Gerês
Hotel Universal, tel.: 253 390 220, fax: 253 391 102
  Avenida Manuel Francisco da Costa, 4845-067 Gerês
Quinta da Veiga, tel.: 253 277 222 ou 96 900 8683
  Sul 2 pontes da Albufeira da Caniçada, Vilar da Veiga

Termo de Responsabilidade: ao inscrever-se neste workshop, o participante assume toda a responsabilidade por quaisquer sinistros em que possa incorrer, pelos quais a organização se não responsabiliza. A inscrição já inclui Seguro de Acidentes Pessoais. Além disso, nada no PNP-Gerês deverá danificar, remover ou perturbar durante o curso.
 
Para ser avisado por eMail de futuros cursos e passeios fotográficos, "clique"

Opinião dos participantes

Outros cursos

Passeios fotográficos

Ofereça um curso

Próximos cursos

Gostaria de nos ajudar a organizar um curso ou workshop na sua terra, escola, empresa ou instituição? .

 
Também ensinamos estas e outras matérias da Fotografia como lições / explicações individuais ou em grupo, presenciais, por telefone, ou online (videoconferência, para todo o mundo), a 40 a 60 euros / hora.

We also teach these and other Photography subjects in English, one to one or in groups, in person, by phone, or online (videoconferencing, worldwide), at 40 to 60 euros / hour.

 
Veja este site nas cores certas com o Firefox ou o Safari. / View this site in the right colors with Firefox or Safari.
Porquê?

Grave a bookmark deste site
Please bookmark this site
Receba a nossa Newsletter
Subscribe to our
Contacte-nos
Contact us
TOPO
VISITA GUIADA
GUIDED TOUR
HOME
Mil Cores - arte fotográfica
Ao seu serviço desde 1994
Contactos da Mil Cores - arte fotográfica
formação workshop workshops curso cursos introdução Fotografia, curso fotográfico, cursos fotograficos, curso fotografico, cursos fotográficos