Área pessoal (blog)
de José Romão
Conselhos, ficheiros úteis, novidades
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Finanças mentem: veja
AQUI
Área pessoal de José Romão Conselhos e ficheiros úteis |
ÍNDICE:
I. Câmaras
A. Testes filme vs digital
1. Teste de nitidez: slides 135 / sensor de 6,3Mp
2. Teste de resolução: sensor de 8Mp / slides 135
B. Amostras de fotos de câmaras digitais
1. Sony Alfa 200: 10Mp DSLR
2.
Canon A570IS: 7Mp
compacta
C. Alvo de teste da nitidez das
aberturas
D.
Potência de vários modelos de flash
II.
Digitalizadores (scanners)
A. De opacos (fotografias em papel)
1. Epson V39
III. Monitores
A. Imagens para teste de monitores. Software de
visualização
B. Instruções para calibração de monitores
C. Opiniões sobre calibradores que testei
D. Características dos bons monitores
E. Opiniões sobre monitores que vi, incl.
portáteis
IV. Notícias fotográficas
Nota: não reclamo a correcção ou
veracidade científica de quaisquer opiniões aqui expressas, as quais
resultam das minhas preferências subjectivas e avaliações sumárias,
nem defendo que alguém deva seguir os meus conselhos.
I. Câmaras
A.
Testes filme vs digital
Será a imagem num slide 35mm mais nítida (com mais informação)
que a duma câmara de 6MP? Sim (ver abaixo).
Mas recolherá um sensor D-APS de 8Mp mais informação que a
mesma área num slide de 35mm? Sim (ver abaixo).
Testes efectuados no fim da aula prática
do curso de Iniciação à Fotografia de Fevereiro de 2006, em que
comparámos câmaras digitais de 6 e 8 Mega pixeis com rolo de slides
de 35mm, para ver qual permitia obter imagens mais nítidas, como
antigamente se comparavam 2 câmaras de filme, uma de pequeno formato
com uma de médio formato, ou hoje se podiam comparar 2 digitais de
12Mp, uma full-frame (sensor do mesmo tamanho que 1 fotograma no
filme de 35mm) e outra Digital-APS (sensor compacto mas de alta
densidade).
135 SLR vs DSLR:
Todas as câmaras em tripé e disparo via self-timer, a F8 e 100 ISO:
. TIFF de RAW CRW de câmara
Canon 300D
6,3Mp, 1/250, objectiva Canon EF 28-80mm F3.5-5.6 III, distância
focal = 35,0mm (o mesmo enquadramento que no filme), por
Bruno Amaral.
. TIFF de RAW CR2 de câmara
Canon 350D
8Mp, 1/250, objectiva Canon EF 50mm F1.8 II (a mesma distância focal
usada para o filme), por
Paulo Malta. Conversão RAW em TIFF via Camera Raw 4.4.1 do Adobe
Photoshop CS3,
diminuindo a sobreexposição do original para -2,25 (e mantendo os
valores pré-definidos Blacks 5, Br+50 Ct+25), 0% de Nitidez, 0% de
Redução de Ruído de Cor.
. Filme diapositivo (slides)
Kodak E100VS
formato 135 (“35mm”) em câmara
Nikon FM2N,
objectiva Nikon AIS 50mm F1.8 Série-E com filtro UV Nikon L37C, a
1/500 (EV=0), digitalizado a 4000dpi num
Nikon Super
Coolscan 4000 ED,
sem ICE, 16x multi-amostragem, 14 bits/canal.
1. Teste de nitidez: slides 135 / sensor de 6,3Mp
|
O enquadramento das 2 imagens: filme e digital
Clique na imagem para ampliar |
Detalhe das 2 imagens
Clique
na imagem para ampliar |
2. Teste de resolução: sensor de 8Mp / slides 135
|
O enquadramento das 2 imagens: digital e filme
Clique
na imagem para ampliar |
Detalhe das 2 imagens
Clique
na imagem para ampliar |
Resultados: quando se fotografa a mesma coisa (o mesmo enquadramento, ou
seja, cobre-se a mesma área do cenário), a foto em filme (mesmo o
Kodak E100VS
que não é dos mais nítidos) tem melhor nitidez (mais informação) que em formato
digital de 6,3Mp (e provavelmente 8Mp). Mas quando se analisa a informação que
cada sistema consegue registar na mesma área (por exº: 1 cm2) do sensor ou do
filme, a imagem do sensor de alta densidade de 8Mp (e possivelmente do de 6,3Mp)
é mais nítida (tem maior micro-contraste e mais informação por unidade de
superfície do suporte) que o filme diapositivo
Kodak E100VS.
Adicionalmente, o sistema digital produz superfícies mais limpas (sem grão) e
melhores linhas horizontais e verticais, e o filme melhores linhas diagonais e
curvas.
B.
Amostras de fotos de câmaras digitais
1.
Sony Alfa 200,
10Mp DSLR c/ 18-70mm F3.5-5.6
Clique na imagem para ver a 1:1 um corte
da parte central do JPEG original.
Fotografado em automatismo total. Boa nitidez sem
artefactos. Cores fieis.
2.
Canon A570IS,
7Mp digital compacta
Clique na imagem para ver o JPEG
“original”.
Na câmara: cor saturada, nitidez no mínimo.
C.
Alvo de teste da nitidez das aberturas / aperture sharpness (resolving power)
test target/chart
Para passar a obter fotografias com o máximo de nitidez
óptica, este teste permite descobrir, para cada objectiva, qual o valor da
Abertura que propicia a máxima nitidez. Clique na imagem para descarregar o
ficheiro (513 KB). Imprima-o. Pode cortar em quatro alvos e usar 1 na horizntal
e outro oblíquo 45º e 2 no centro da imagem e 2 num canto. Cole os alvos com
fita-cola à parede. Fotografe os alvos com tripé e sem Estabilização de Imagem
(sempre o mesmo enquadramento), cada foto com um valor de Abertura diferente
(anote-os), mas todas as fotos com igual quantidade de luz (IE=0). Compare a
nitidez das fotos no Photoshop® colocando
cada foto numa camada, desligando e ligando o "olho" de visualização de cada
camada. Ou compare duas a duas no Galeria de Imagens do
Windows® Vista® abrindo cada imagem numa instância diferente do programa
e passando duma instância para a outra clicando na barra duma delas localizada
na Barra de Tarefas (Taskbar) na parte inferior do ecrã, ou seleccionando todas
ou só 2, abrindo-as e passando de uma imagem para a outra com a tecla seta para
a frente ou trás. Repita com outras objectivas.
D.
Potência de vários modelos de flash
II.
Digitalizadores (scanners)
A. De opacos (fotografias em papel)
1. Epson V39
O digitalizador Epson V39
infelizmente gera
linhas verticais mais escuras sobre as zonas claras homogéneas das
fotografias, artefactos que não aparecem usando os digitalizadores
Epson 3200 ou Epson V550 (de sensor
CCD). Dificuldades em instalar o software. O programa
ArcSoft Scan-n-Stitch Deluxe 1.1.2.55
cola mal as imagens.
|
Deixa riscos (artefactos) nas zonas médio-claras
Clique na imagem para ampliar |
Junta mal os A4 para fazer A3
Clique
na imagem para ampliar |
III. Monitores
A. Imagens para teste de monitores, antes e
depois de calibrados. Software de visualização
Clique nas imagens para as descarregar (70 KB cada).
Se não as conseguir abrir, descarregue as versões sem compressão LZW (3,9 MB
cada), clicando em
Folders2.tif,
Shadows.tif e
Highlights.tif
Interpretação da imagem Folders2: antes de calibrar, a barra
cinzento-claro (que indica que a coluna "Nome" é a que está seleccionada)
aparece colorida (excepto nos bons monitores que já vêm muito bem adaptados ao
sinal das placas gráficas e a calibração quase não necessita de alterar as
curvas de R, G e B). O "X" vermelho na imagem (que indica que não há internet) é
muito luminoso nos melhores monitores (com maior espaço de cor, ie, cores mais
saturadas). O amarelo das pastas não deve ser alaranjado, coisa que falha na
maior parte dos monitores. As setas verdes (Retroceder e Avançar) vêem-se
verde-alface claro e luminoso nos monitores mais saturados. Após calibrar, veja
se a barra cinzento-claro ficou sem qualquer desvio para outra cor.
Instruções para usar as imagens Shadows e Highlights: antes de
calibrar com um colorímetro, ver se alguns quadrados CINZENTOS têm cor (monitor
descalibrado) e anotar até que valor se consegue ver; após calibração
conseguem-se distinguir tons até valores mais extremos.
1.
Ver as
imagens no
Photoshop,
Safari 4
(Mac & PC,
gratis),
ZoomBrowser EX da Canon
(activando a gestão de cor), ou no
Galeria de Fotos
do Vista em modo
normal (não de slide-show*), ou outro software que abra TIFFs e tenha gestão de
cor (teste
o seu) pois estas imagens estão em sRGB para as cores não variarem.
2. Ver a 100% (1:1) e não reduzidas ou ampliadas. Olhar de frente (de
âgulos extremos vê-se mais, mas não conta). Facilita se se mover a figura no
ecrã (por exemplo, em círculos), se escurecer a sala e, na imagem escura
("Shadows"), se não tiver outras áreas luminosas no écran (ie, se o fundo fôr
preto). Só contam os quadrados que ainda se consegue ver que são quadrados e não
como manchas sem delimitação precisa (estas manchas também se podem anotar, mas
escrevem-se entre parêntesis);
3. 0s quadrados são cinzentos (excepto os indicados por letras), isto
é, não devem apresentar cor.
*: Num
EIZO CG210,
usando as imagens de teste acima, distinguem-se os quadrados:
1-254RGB+W no
Photoshop
ou no
Galeria do Vista,
4-253RGB no modo slide-show do
Galeria do Vista,
4-254RGB+WZ no
Picasa do Google,
7-253RGB no
Visualizador de Imagens e de Fax do Windows XP
(embora com outro perfil, que dá 2-254RGB+UVWY no
Photoshop).
Além disso, o
Galeria do Vista
em modo de slide-show, tal como o
Visualizador do XP,
não usa perfis de cor adequadamente. No
Visualizador do XP,
imagens em sRGB aparecem iguais às sem perfil e as que são em aRGB aparecem com
cores diferentes e menos saturadas do que se vê no
Photoshop (o
Microsoft Office Picture Manager
comporta-se como o
Visualizador do XP),
é menos nítido que o
Internet Explorer 6
e, como o
Photoshop CS3
infelizmente (no
CS4
é opcional, felizmente), põe um filete preto à volta das imagens, ficando-se sem
saber se são pixeis da própria imagem, por exemplo depois de digitalizar slides
onde pode ser preciso verificar se a digitalização apanhou parte do caixilho).
No
web browser
IE6, as imagens
vêem-se sempre sem perfil, quer não tenham, quer tenham o perfil sRGB ou o aRGB;
idem para o
Paint 5.1 (2001)
da Microsoft e o
QuickTime Picture Viewer
7.4.5 (2008!) da Apple. O
Safari 4
tem excelente gestão de cor: mostra as imagens com perfil no respectivo espaço
de cor e deixa sem gestão de cor imagens sem perfil, texto e áreas coloridas das
páginas da web; é
descarregar
(Apple e Windows, gratis), instalar e usar; idem para o
Firefox 3.5 (gratis),
embora ainda sem gestão de cor para os perfis ICC de versão 4 nem abra TIFFs.
Após calibração, a seta do cursor (ponteiro) ou mão, permanecem sem prefil, revelando a diferença na cor antes e depois.
Veja se o seu monitor está calibrado também AQUI.
B.
Instruções para calibração de monitores com i1
(Eye-One LT da X-Rite/Gretag-Macbeth)
Para descarregar a versão mais actual (de 120727) do meu ficheiro de instruções, clique
AQUI.
Veja também como calibrar com o software da
LaCie
(ressalvando que, quando olhamos para um ecrã numa sala iluminada por uma luz de
determinada cor, exº alaranjada, este parece da cor complementar, neste caso
azulado, ao contrário do que é afirmado).
C. Opiniões
sobre calibradores
que testei
1. Hardware (colorímetros)
Prefiro os resultados do
i1
(Eye-One LT da
X-Rite/Gretag-Macbeth) ao
Spyder3 Elite
3.0.4 (Datacolor/ColorVision) e estes, de longe, ao
Spyder2
Pro 2.3.5, o qual deixou o ecrã levemente azulado, apesar de calibrado para 5000K (= D50) com o software Pro da Datacolor, e sem se distinguirem as sombras abaixo dos 12RGB! Mesmo com o
i1
os perfis saem diferentes de cada vez, quer na tonalidade dos cinzentos (que nem
sempre fica neutra), quer nos valores de RGB que ainda se conseguem distinguir
do preto ou do branco, pelo que acabo por escolher o perfil que me parece
melhor: neutro e que consiga mostar os valores de RGB mais extremos.
- Num
EIZO CG210
a 82 cd/m2, 5000K, gama 2,2, ligado a um portátil
Asus F3Jr
(vendo no
Photoshop
as imagens de teste acima):
com
i1 (LT),
distingue-se BDF+1-254RGB+ZW e os cinzentos são neutros;
com
Spyder3
Elite 3.0.4, distingue-se 2-254RGB+UWY e os cinzentos são neutros (Gray Balanced
Calibration).
- Num portátil
Asus F3Jr a 86
cd/m2, 5000K, gama 2,2:
com
i1
(LT), distingue-se 2-254RGB+UWY e os cinzentos são neutros;
com
Spyder3
Elite 3.0.4, distingue-se 4-254RGB+UWY e os cinzentos são neutros (Gray Balanced
Calibration);
com
Spyder2
Pro 2.3.5, só 12-254RGB+UWY e os cinzentos ficaram azulados.
- Num portátil
Vaio FS215S
a 87 cd/m2, 5000K, gama 2,2:
com
i1
(LT), distingue-se 3-254RGB+WXZ (A!-253RGB no
ZoomBrowser
e no
Safari 4, cujo
gama vem provavelmente a 1,8) e os cinzentos são neutros;
com
Spyder3
Elite 3.0.4, distingue-se 6-254RGB+UWY e os cinzentos são neutros (Gray Balanced
Calibration, que resulta na melhor cor).
2. Software de calibração (e pós-calibração)
A versão 3.6.2 do software
iMatch
(da X-Rite/Gretag-Macbeth) é ainda melhor qua a anterior, e, entre outros,
informa-nos qual a Luminância (brilho) a que um monitor se encontra.
Prefiro o
iMatch
(da X-Rite) ao
ColorNavigator (da
EIZO): os resultados são equivalentes mas o 1º acaba por ser mais prático. O 2º
tem mais opções mas acabam por não se poder usar adequadamente: exº, para
reajustamento manual das 6 cores via software é preciso ter um calibrador ligado
ao computador! E esse ajustamento só permanece durante essa sessão, não fica
gravado no perfil ("The 6 color adjustment does not reflect to the profile"). É
mais prático mudar nos botões do monitor e anotar os valores. O
ColorNavigator da
EIZO perde também os perfis se o software fôr reinstalado! No
ColorNavigator da
EIZO não convém calibrar no modo Priority on Grey Balance, que perde o preto
(fica sem contraste, embora se consigam distinguir valores mais extremos de
RGB), mas sim no Contrast Mode clássico.
Dentro do
ColorNavigator (da
EIZO) prefiro a versão 4.3.0 à 5.0.1, pois esta não permite duplicar e renomear
um perfil e aborta frequentemente no Vista.
O software
Elite
3.0.4 (da Datacolor/ColorVision), ao contrário do
ColorNavigator
da EIZO, deve ser usado no modo de Gray Balanced Calibration senão os cinzentos
ficam levemente azul-magenta, não-neutros (embora se consigam distinguir valores
mais extremos de RGB, principalmente os claros). Prefiro o
iMatch
(da X-Rite), pois embora o
Elite
3.0.4 tenha algumas vantagens (exº: no Windows XP ou Vista encontra o hardware e
instala o driver sem perguntas, o Spyder3 lê a luz ambiente sem levantar do
monitor, tem um "equalizador" para re-ajuste manual fino das curvas em 9 zonas
do 0 ao 255 RGB), o Spyder3Utility.exe que não serve para quase nada tem que
ficar sempre a correr no System Tray e Currently Running Programs pois se se
tirar deixa de carregar o perfil no Arranque do computador, apresenta valores
levemente diferentes para o Black Point conforme o passo na calibração em que se
está e para o White Point conforme se vá ver via Validation ou Info/Delta E,
parte das instruções no monitor ficam cobertas pelo sensor, para aceder a todas
as funcionalidades tem que se ir a vários sítios diferentes (System Tray ou
ícone no Desktop ou Iniciar/Todos os Programas), não tem botão "X" para sair do
programa a meio ou fechar a janela do Studio Match (só via File, Quit), CheckCAL
aparece noutro lado como ReCAL, etc...
O pior software é o
Express
(da
Datacolor/ColorVision), que não deixa calibrar a 5000K.
Para mudar rapidamente de perfil (após calibração), destaca-se o software
Profile Chooser (vem com os Spyder): permite com 1 click mudar instantaneamente entre perfis criados pelo calibrador deles, mostra a itálico os que não foram criados pelo software da ColorVision e sem ser a bold os perfis que não calibraram o sinal da placa gráfica (exº os da EIZO que calibram no monitor). Todavia, pode tirar um perfil em uso que não seja ColorVision, mas já não o consegue repôr.
D.
Características dos bons monitores
Monitores EIZO (e alguns outros):
. Não azulados. Praticamente todos os EIZO já vêm preparados, mesmo sem
calibração (basta ligar o monitor ao computador), para compensar o sinal RGB a
6500K das placas gráficas, mostrando branco em vez de branco-azulado e as
restantes cores mais reais e não azuladas.
. Ângulo de visualização amplo (>= 160º): luminosidade e cor inalteradas mesmo
que olhemos de diferentes ângulos. Praticamente todos os EIZO, mas mais perfeito
nos topo de gama (não necessariamente os mais caros, exº
EIZO L997).
. Cores certas: fidelidade na reprodução das cores. Mais preciso nos EIZO
melhores.
. Botões para regular à mão (matiz e des/saturação) cada uma das 6 cores: Red,
Green, Blue, Cian, Magenta, Yellow. Só nos EIZO melhores.
. Espaço de cor grande (gama de cores mais próxima da visão humana):
"saturação" (mas mantendo os tons de pele naturais e os cinzentos neutros).
Muitos EIZO, mas especialmente nos topo de gama.
Conselhos:
. Não se fique pelos números e especificações técnicas. Por exº, há monitores
tecnicamente com menor contraste mas parecem-nos muito mais contrastados (preto
muito escuro, branco muito limpo), exº
EIZO CG210
versus
EIZO S2231W;
a cor "perceptual" é mais importante. Não há como VER (especialmente depois de
calibrado com colorímetro, o que não se pode fazer nas lojas).
. Não tenha expectativas exageradas quanto ao que se vai ver no ecrã (excepto
no caso do
EIZO CG221,
onde se tem uma experiência visual única, e em parte nos novos que estão a sair,
também com amplo espaço de cor, quasi-aRGB). Não esperar dum bom monitor mais
que não ter defeitos, ie, ter bom ângulo, cores fieis (o que inclui cinzentos de
facto neutros), bom preto e bom branco, amplo espaço de cor (cores saturadas,
luminosas).
E.
Opiniões sobre monitores bons
ou muito bons que testei
ou vi, incluindo os melhores de computadores portáteis
1º:
EIZO CG221: o
melhor monitor; muito caro
Algumas cores, de tão fluorescentes, parecem estar
acima do plano do monitor. Muito nítido. Botões iluminados.
2º:
EIZO L997: o mais
barato dos muito bons; excelente razão qualidade/preço
O "segredo" é o
EIZO L997
ser a mesma máquina (painel) que o
EIZO CG210
(ver abaixo), mas por menos de metade do preço! Nas outras marcas só há 1 modelo
por painel; na EIZO normalmente há vários.
Tom's Hardware: Espantosamente preciso, perfeito.
CNet: Excelente.
O
EIZO CG211 vem com
o software da EIZO que permite mais facilmente mudar ou ajustar perfis, além de
calibrar, vem com um certificado de fábrica, tem certificação SWOP e traz um
hardware novo (2007) para uma distribuição ainda mais homogénea da luz no ecrã
do que o
EIZO CG210
ou o
EIZO L997
(que já têm uma
alta uniformidade).
3º:
EIZO CG210 (o que
uso): de confiança; caro
Num portátil
Asus F3Jr
(placa gráfica ATI), o
EIZO CG210
calibrado pelo
i1,
a 5000K, gama 2,2:
a 82 cd/m2 distinguem-se (nas imagens de teste Shadows.tif e
Highlights.tif) os quadrados BDF+1RGB a 254RGB+ZW e o contraste é de 410:1
(ponto branco = 82,0 cd/m2 / ponto preto = 0,2 cd/m2);
a 171 cd/m2 (brilho no máximo) distinguem-se os quadrados BDF+1 a
254RGB+UVWY e o contraste é de 426:1.
Pontos
fortes:
97% das cores certas. Saturado. O preto mais escuro que já vi num monitor.
Excelente branco. Sem problemas de ângulo. Sem defeitos excepto:
Pontos fracos:
Levemente mais claro no canto superior esquerdo. Só para sinal digital (DVI-D,
DVI-I ou HDMI via adaptador), se VGA gera imagem fantasma. Botões não se vêem
bem, um inconveniente dos modelos EIZO em preto, mas felizmente RARAMENTE se
usam.
4º:
LaCie 321:
tão bom quanto o
EIZO L997,
mesma ordem de preços
5º:
EIZO S2111W:
o mais barato dos bons. Não testei a reprodução dos tons escuros (em
Shadows.tif).
Pontos fortes:
tudo parece bem, cores saturadas (exº vermelho).
Pontos fracos:
TALVEZ(?) muito ligeira heterogeneidade na distribuição perceptual da luz.
O EIZO CE210W
deve ser igual ou melhor.
6º:
EIZO S2231W:
o mais barato dos quasi-aRGB; boa razão qualidade/preço
Calibrado pelo
i1,
5000K, gama 1,8 num Apple (distinguem-se melhor as sombras que nos PCs, de gama
2,2):
a 90 cd/m2 vê-se A!-254RGB+WYZ, 0,1-89,4cd/m2 => contraste 894:1;
no máximo de brilho (Luminância), 215,3 cd/m2, min. = 0,2 cd/m2,
contraste 1077:1.
Pontos fortes:
O monitor mais fácil de ver TODOS(!) os tons escuros. Saturado. Sem problema de
ângulo. Ao alto fica bem (rodar 90º na placa gráfica).
Pontos fracos:
a 89,4 cd/m2 e 5000K, o branco parece um pouco escuro e quente e o preto não
parece muito escuro. Amarelo levemente alaranjado*. Luz vagamente
não-uniforme**, cião em baixo e canto inf. esqº? *, **: A versão
EIZO CG222W
é provavelmente melhor por permitir regulação de cada uma das 6 cores e ter
mecanismo para distribuição homogénea da luz. O espaço de cor deste é maior que
o do CG210.
Outros monitores com ângulo razoável, amplo espaço de cor e
baratos: Philips 246E9QDSB
€137 (2019), HP Omen 25 €260 (2019).
Dos
computadores
portáteis
que tenho visto, praticamente todos têm monitores com mau ângulo (estreito,
desadequado a trabalho fotográfico), mas alguns têm um espaço de cor amplo
(atenção: nem todos os iluminados a LEDs são mais saturados); entre os que têm
cores mais vivas e com bom preto estão:
200301: LG Gram 15Z980-G.AA55P (ângulo razoável). 141228: ASUS TP300L (ângulo
razoável), Tablet Samsung S (ângulo
razoável), Tablet Sony XPERIA Z2.
Modelos anteriores:
Samsung NP730U3E-X02PT e -S01PT (ângulo
razoável), Vaio Duo 13 (ângulo razoável),
HP Spectre XT 15-4100ep, Vaio Pro 13, Asus G750JX-T4204H, HP Envy 17-jo11sp,
Toshiba Qosmio X70-A12K, Toshiba Satellite P70-A-107,
Samsung 870Z5E-X01E (ângulo razoável),
Vaio SE2X9E (ângulo razoável),
Vaio SE2K9E (ângulo
razoável),
Vaio Z21x9E/B,
Vaio F23Z1E/BI,
ASUS G74SX V3G 1ATZ,
Vaio AW21Z/B,
Z51WG/B,
FZ11Z,
Z21WN/B,
Z41WD/B e o
Acer Aspire 8920G
(embora neste os cinzentos escuros e claros permaneçam avermelhados mesmo após
calibração com o
Spyder 3
ou com o
i1 LT), bem como o
Dell XPS L502X, os
Vaio F12Z1E,
F12S1E,
F11S1E,
X11S1E,
TT21WN/B,
FW41ZJ/H,
FW41M/H,
FZ11S,
FZ21Z
e
FZ31Z (atenção:
nem todos os sub-modelos deste o são), alguns MacBook Pro ("Glare") e finalmente
os
Vaio TZ11XN/B,
FE11S,
AR21M, o
Asus G2S
e o
Toshiba Osmio F30.
IV. Notícias fotográficas Veja
com fotos no
Facebook®
191107: Sony a7R IV com Pixel Shift a partir de 16 imagens, com desvio do sensor
de 1 e 1/2 pixel: ligeiramente mais nítido que o da Sony a7R III, mas
com 240 MegaPixeis tem muito mais detalhe. Veja como neste
video, e veja
a nossa notícia de 160618 sobre o Pixel Shift mais abaixo nesta mesma
secção.
191001: Monitor Philips 246E9QDSB: ângulo razoável, amplo espaço de cor
e só €137
190402: Panasonic GH5s: redução drástica do ruído de ISOs elevados via
sensor de ganho duplo, fotodetectores 2x maiores e 2 ISOs nativos.
Comparação com a GH5, especialmente dos 3'27-3'34.
170920: Lanterna de caminhada Decathlon ONNIGHT 50: 30 lúmens,
€3,99.
Excelente preço, boa qualidade. Boa para caminhar entre árvores pois
projecta um círculo de luz grande e uniforme (Fotografia de Natureza,
regresso pela mata à noite). De cabeça. LED, bastante luminosa, vai
escurecendo com o descarregar das pilhas. Muito leve (60g). Botão fácil
de usar a maioria das vezes. 2 pilhas AAA incluídas dão 25h de luz,
aceita recarregáveis de Ni-MH (Hidreto Metálico de Niquel), fáceis de mudar. Emborrachada. Peças sobressalentes disponíveis.
170412: Nikon D3400 - primeira reflex acessível da
Nikon com boa qualidade de imagem em muitos anos: cores, nitidez (não tem filtro anti-moiré). APS-C, 24MPixeis, RAW 12-bit.
160618: Pixel Shift (Microscan das
Sinar desde 2001) chega finalmente ao pequeno formato, na
Olympus E-M5 II (2015),
Pentax K-3 II e
Pentax K-1: maiores nitidez e amplitude luminosa, menor ruído e sem moiré
160618: Ultra-macrofotografia de insectos de Oxford via objectiva de microscópio colada à frente (na tampa) duma
objectiva de telemacro,
empilhamento de foco e
costura, por Levon Biss. Amplie e amplie...
160406: Ver o efeito da distância focal na perspectiva, enquadramento,
rectilinearidade/distorção (crítica em retrato e arquitectura), profundidade de campo
160406: Primeira câmara com Empilhamento de Foco: Olympus OM-D E-M1 com o
Firmware upgrade Versão 4.0 de Novembro 2015, mas ainda com limitações
160406: Fungos australianos com empilhamento de foco por Steve Axford. O Empilhamento de Foco é uma técnica para aumentar a profundidade de campo (focado/nítido)
151110: Algumas câmaras digitais com más cores ( céu magenta):
Canon 5DMarkIII/70D/750D; Fujifilm S1; Nikon D610/800/3100/3200/3300/5100/5200/5300/5500; Pentax K5
151110: ISO 4.000.000 ( fotodetectores 7,5x maiores, 2.2MP, Full HD) este Dezembro na câmara de Video/TV Canon
ME20F
151110: Sony Alfas tornam-se EVIL (Electronic Viewfinder Interchangeable Lens), mas o visor ainda é inferior ao óptico
151110: Exposição "A Rainha D. Amélia e a Fotografia"
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