Mil Cores®- arte fotográfica / photographic art
Almada, Portugal, Tel. (+351) 212 959 212    
Curso de Iniciação à Fotografia por José Romão
Comentários dos participantes / Attendees testimonials
 Veja a oferta que temos para si até 31 de Julho de 2017   


    : 18 novas citações nesta página / new quotations on this page               : 217 citações antigas / older quotations

Comentários que os participantes nos enviam espontaneamente / Comments the attendees spontaneously send us

Muito nos orgulham e bastante humildes nos deixam estes testemunhos, principalmente num país onde contestar é habitual e louvar incomum, de reconhecimento do nosso esforço em fazer cada vez melhor quer na transmissão do Conhecimento quer no procedimento para com os nossos Clientes. Este reconhecimento reflecte-se também nos mais de 3500 participantes que já tivémos até hoje só neste curso de Iniciação à Fotografia. Obrigado a todos!

In Portugal, a country where it is usual to complain and uncommon to praise, it makes us very proud and humble to receive these testimonials in recognition of our effort to continuously improve both the workshop and the procedures involving our Customers. This approval is also reflected in the 3500 plus attendees we had so far in this Photography for Beginners workshop alone. Thank you all!
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2014

"O curso foi para mim bastante útil."
Helena Pereira

"Agradeço o cuidado e atenção* despendida."   *: processo de inscrição no curso
M. S.

"Caro professor, bem haja pelas suas orientações."
M. J. S.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Fevereiro 2014

"Gostei mto do curso, agora vou exercitar e penso voltar."
Sandra Gaspar

"Estava a gostar muito do curso e do que estava a aprender mas infelizmente tenho de trabalhar num projecto todo o fim-de-semana. Posso concluir no próximo curso?"
R. T.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2013

"Quero manifestar o meu apreço e satisfação pelo curso que acabei de frequentar."
Luís Fontes

"Estamos a gostar muito."
P. B.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2013

"Obrigado mais uma vez, pelo belíssimo curso que leccionou. Foi, de facto, um belíssimo curso e de grande utilidade. Acresce referir que a sua disponibilidade foi irrepreensível. Parabéns!"
Paulo Martins
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2012

"Antes de mais manifesto a minha satisfação por participar no workshop. Está a superar as minhas expectativas."
César Sousa
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2012

"Venho aqui agradecer o profissionalismo e simpatia com que ministrou o workshop de Fotografia (...) não quis deixar de lhe demonstrar o meu apreço. Muito Obrigada."
T. B.

"Gostei muito do curso, daí o interesse continuado!"
Maria Luísa Machado
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2012

"Gostei muito."
P. T.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2012

"Gostaria no entanto de congratulá-lo pelo conteudo das aulas, pois são mais sintetizadas, ou seja, não se perde tanto em alguns pormenores (...) e acima de tudo a disponibilidade de esclarecer duvidas. Por tudo isso, Bem Haja."
Celeste Bento

"Antes de mais, quero parabenizá-lo pelo workshop de iniciação à Fotografia. Gostei muito e aprendi umas coisinhas, já. Confirmo transferência para o curso básico de Photoshop. Muito obrigada e até breve."
"...insisto em parabenizá-lo pelo Workshop de Iniciação à Fotografia. Além da clara exposição da matéria e dos apontamentos que nos facultou, mostrou uma grande disponibilidade em continuar a esclarecer quaisquer questões dos seus formandos, mesmo pós-término da sessão. Aprendi uma série de funções que a minha máquina, em particular, pode realizar e a retirar o máximo do potencial da mesma. E, como acréscimo, garanto que nunca mais tirei fotografias em modo automático."
Ana Ribeiro de Almeida

"Frequentei o vosso curso de iniciação à Fotografia no passado mês de Maio, em Lisboa, e antes de mais gostaría de felicitar pelo curso em si, e dizer que penso que tenho estado a tirar bastante proveito do mesmo!"
Ana Rita Pereira
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Fevereiro 2012

"Aproveito para o felicitar pela qualidade do curso, pelo excelente trabalho de apresentação e disponibilidade que manifestou nos esclarecimentos individualmente solicitados."
José Bernardo

"obrigado (...) pelo curso que foi bastante interessante e informativo. (...) recomendo vivamente o curso."
Carlos Carvalho

"fui uma das suas alunas do curso de iniciação à Fotografia que terminou ontem. Desde já, os meus parabéns pelo curso. Talvez venha a fazer o curso de Photoshop e o do Gerês e já aconselhei 2 pessoas a fazerem o de iniciação."
Teresa Paula
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2011

"Queria felicitá-lo pelas aulas que acabei de frequentar hoje de iniciação à Fotografia. Haja tempo para colocar tudo em prática o que nos ensinou!"
Mário Cravidão

"...aproveitar para agradecer o curso porque gostei bastante e sinceramente tenho vontade de o repetir porque a quantidade de matérias abordadas é mto vasta para captar tudo. Não é uma crítica. Eu acho que a duração do curso é excelente, mas acredito que ao repetir vou ter atenção a alguns detalhes que por minha culpa talvez não tenha conseguido captar."
Vítor Guerreiro

"Gostei muito do curso e, certamente, participarei nalguns outros que organizem. Penso que tirei bastante partido do mesmo."
Manuela Abraham

"Frequentei o curso de iniciação em Dezembro 2011 e tenho feito algumas exposições das quais eu pessoalmente gosto tendo em conta o que aprendi"
P. V.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2011

"Deixe-me que lhe diga que o curso me surpreendeu pela positiva. Foi muito acessível, instrutivo e interessante! (...) foi realmente útil!"
Rafael Victoria-Pereira

"O Curso ajudou-me imenso a fotografar nestas férias em Paris."
Patrícia Santos

"Foi muito bom o seu curso e desde já os meus parabéns."
Pedro Vieira

"Os meus parabéns pelo curso!"
Bento Domingues

"Gostei do curso."
Rui Carvalho
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2011

"Participei no último curso, o qual correspondeu às minhas expectativas, obrigado."
V. L.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2011

"Quero desde já felicitá-lo pelos seus esforços e pelo excelente curso que tem vindo a organizar, e que, como por magia, abre um pouco mais o caminho da Fotografia para os que com ela querem registar a sua visão do mundo. Admito que sou uma leiga na matéria, mas uma leiga curiosa. Sempre que posso procuro e investigo, admiro e sim, invejo um pouco, claro, os trabalhos de vários fotógrafos, sejam profissionais ou amadores, para aprender como fizeram e fazem. Depois leio sobre exposições, aberturas, etc. Li também o manual da minha máquina, mas continuava a não chegar, continuava a não perceber... lá vinham as fotos demasiado claras, escuras, tremidas... e a profundidade de campo parecia-me um cabo difícil de dobrar. Lá tomei então a decisão de me inscrever no curso de Iniciação à Fotografia da Mil Cores. Já sabia da existência deste curso há anos, desde que o vi publicitado numa revista de Fotografia que já nem existe, e sempre quisera participar, mas ía adiando. E que feliz me sinto agora por ter, finalmente, tomado a iniciativa de participar. FEZ-SE LUZ! Descobri que apesar de conhecer os termos técnicos e o patati patatá, o meu desconhecimento era profundo. O 'isto acontece porque' agora já tem alguma forma de resposta na minha mente. Sei que ainda há muito que desconheço e só espero ter a paciência de continuar a querer descobrir mais, mas posso mesmo dizer que foi graças à forma como deu o curso e à clareza com que expôs os vários aspectos, com exemplos fáceis de perceber e prontidão para esclarecer dúvidas, que agora olho para as minhas Olympus com olhos de ver e se me depara um mundo de possibilidades. Tenho pena de não poder ir à Análise Fotográfica do próximo fim-de-semana, mas tenho a certeza que estarei na próxima. Continue o seu trabalho, pois sei que como eu muitos lhe agradecem o partilhar de conhecimentos e experiências. Um bem haja e até à próxima!"
"De facto, acho que o curso está bem estruturado e, pelo que nos mostrou, deu para perceber que tem trabalhado bastante para torná-lo ainda melhor, até memo na actualização dos acetatos para formato semelhante a powerpoint. Também gostei dos apontamentos que nos deu, aos quais me fartei de acrescentar informação à medida que nos ía explicando. Mas percebo que tenha intenções de o ir melhorando... é bom sinal. Vê-se que se preocupa com os alunos e que tem amor pelo que faz."
Catarina Simões

"Gostei muito da aula do sábado passado. O que gostei mais foi o gosto do professor pela Fotografia: faz primeiro perceber a complexidade do mundo da Fotografia e depois, aos poucos, vai desmistificando e simplificando."
Ana Leitão

"Estou a gostar imenso do curso, apesar de já conhecer uma boa parte das matérias dadas no sábado, consegui aprender muita coisa."
Bruno Sousa

"Estou muito entusiasmada com o Curso."
A. C.

"Gostei bastante do workshop de iniciação à Fotografia" (...) "obrigado pelo workshop, muito interessante."
A. L.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Fevereiro 2011

"Foi com muito agrado que participei no curso nos dias 19 e 26 de Fevereiro, tendo o conteúdo do mesmo superado as minhas expectativas."
Pedro Ferreira

"obrigado pelo curso, foi de vital importancia para mim e para o meu hobby! evolução e vida. partilho consigo algumas das fotos que tenho tirado, sendo que a ultima intitulada santa cruz foi feita com a técnica de hdr e já após o curso que frequentei."
José Alves

"Aproveito para agradecer as boas orientações de iniciação à Fotografia"
João Luís Guerreiro
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2010

"Começo por agradecer o ter-me transmitido parte do seu conhecimento e experiência sobre Fotografia. Espero ter a oportunidade de poder frequentar outros cursos mais avançados."
Filomena Maltez

"Estive ontem, com muito gosto, no curso de Fotografia."
H. F.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2010

"Quero congratulá-lo pela 1ª aula teórica do curso de iniciação à Fotografia realizada no passado sábado. Após a primeira aula teórica, passei a olhar para a minha máquina de outra forma e a compreender como tudo funciona. (...) se já soubesse o que sei hoje (e que ainda é muito pouco) teria tirado fotografias muito melhores."
Hugo Santos

"Tive o prazer de fazer consigo o Curso de Iniciação à Fotografia."
A. A.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2010

"Venho desde já agradecer a sua informação*, enviada rapidamente e de forma clara."   *: processo de inscrição no curso
"Após saber da minha participação no seu curso, a minha sobrinha mostrou-se também muito interessada em fazê-lo. "
"Participei convosco neste mesmo curso, na altura oferecido pela minha esposa, no entanto sem a participação dela. Este ano pretendo participar de novo, desta vez na companhia dela, e por isso inscrevê-la também." "Peguei o "bichinho" da Fotografia à minha esposa, que ainda não ligava tanto ao assunto na altura em que eu frequentei a 1ª vez o seu curso, e desta vez fui o impulsionador da ideia para fazermos o curso os 2 juntos."
L. S.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2010

"Aproveito para o felicitar pela primeira aula, que foi muito boa e esclarecedora. Surpeendeu-me bastante!"
R. G.

"Queria felicitá-lo pelo seu trabalho. Eu adorei o curso e nunca pensei que em poucos dias fosse aprender tanta coisa."
Inês Pascoal

"Fui sua aluna no curso de iniciação à Fotografia há um ou dois anitos o que muito gostei! (...) asseguro-lhe que se tiver pessoas interessadas minhas amigas não hesitarei em promovê-lo. Fico-lhe muito grata pela atenção e espero contar-me sempre entre a sua lista de presenças em futuros cursos a realizar!"
Patrícia Lapa
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Março 2010

"Agradeço a disponibilidade e paciência sempre demonstrada."
I. S. M.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Fevereiro 2010

"...o seu curso, que por acaso está a ser excelente."
Luis Simões

"Foi óptimo, gostei muito do curso, aprendi muito, e entendi melhor o pouco que já sabia. Muitos parabéns a si que é um excelente professor de Fotografia, passa muito bem a mensagem, continue."
Marco Rodrigues

"Está a ser muito útil."
I. H.

"Agradeço a preocupação e atenção que manisfestou."
R. A.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Janeiro-Fevereiro 2010

"Após avaliadas as propostas recebidas, para ministrar o Curso de Iniciação à Fotografia, o Clube ANA Lisboa optou pela empresa Mil Cores."
Isabel Pina e Pedro Solipa, Clube ANA Lisboa

"Gostaríamos de lhe dar conta, em representação do Clube ANA Lisboa, e após ouvidos os participantes nesta edição inicial do curso de Fotografia, que existe interesse da nossa parte no sentido de promover uma nova edição em tudo semelhante a esta."
Pedro Solipa, Direcção do Clube ANA Lisboa
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2009

"Queria agradecer-lhe a oportunidade de estar presente no curso que leccionou em Lisboa. Foi uma experiência bastante enriquecedora e que espero repetir em breve (espero ter disponibilidade para frequentar o workshop no Gerês)."
"Após realizar o v/ curso de introdução à Fotografia, ganhei uma paixão enorme pela área."
M. R.

"Muito obrigado pelo forma como nos ensinou neste curso... sem dúvida, depois destes dias a receber toda a informação do José, ficamos a olhar e a pegar na nossa máquina duma forma diferente."
P. V.

"Apreciei muito ter frequentado o seu curso. Foi-me muito útil."
Marta André

"Gostei muito e achei bastante interessante, ganhando bastantes conhecimentos."
A. P.

"Penso que irão comigo algumas pessoas a quem falei do curso e que ficaram interessadíssimas. Algumas são principiantes, como eu, outras já têm alguns conhecimentos mas são basicamente autodidactas."
T. S.

"Obrigada pelo seu email. Cordial, simpático e, como sempre, muito esclarecedor. Dadas as possibilidades que me oferece, irei então começar pela segunda parte do curso e aproveitar os ensinamentos dos próximos dias 19 e 20. No entanto, estarei interessada, e tendo em conta que o preço é extremamente acessível, em fazer novamente o curso em Fevereiro."
A. C.

"O vosso contacto foi-me fornecido por um vosso anterior formando, meu colega de empresa, salientando o vosso profissionalismo e qualidade."
Luís Seguro
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2009

"Terminei o curso no fim de semana passado, tenho a dizer que superou as minhas expectativas, sem palavras."
Rita Ravasco

"Aproveito para lhe dizer que dizer que o curso preencheu completamente as minhas expectativas e dar-lhe os parabéns."
C. R.

"Gostaria de aproveitar esta oportunidade para lhe agradecer o curso, cujo conteudo está a ser muito melhor absorvido do que o anterior. Continua a ser um entusiasmo assistir às suas aulas, tem muito saber e gosta de transmitir."
C. B.

"Deixe-me congratulá-lo pela excelente aula teórica que deu na semana passada."
Helder Leong

"Estive presente, com muito entusiasmo, na primeira parte do curso (...) deixo as minhas felicitações."
Tânia Espírito Santo

"Gostei muito da 1ª sessão." "Estou a gostar e até já não consigo andar sem uma pequena máquina digital na mala."
Paula Mendes

"Quero agradecer-lhe o curso. Foi realmente bom (...) repetirei o curso (...) Gostei bastante do curso."
Paulo Campos

"Quero agradecer o seu curso (...) foi-me bastante útil."
M. V.

"Gostei mto do curso"
E. S.

"... fizemos uma teórica e uma prática e depois disso estive 15 dias na Índia a fazer entre outras coisas, Fotografia, e acho que valeu fazer o curso. A forma como tirei Fotografia foi bem diferente, primeiro aprendi a mexer na máquina (Sony Alpha 350), coisa que não sabia, depois comecei a fazer inúmeras experiências aprendendo ainda mais e muitas vezes utilizando conhecimentos adquiridos na sua formação. (...) O resultado geral para mim é positivo."
L. M.

"Noto melhoras significativas nas minhas fotos, pelo que este curso contribuiu bastante para isso, já estou até mais curioso e atento a determinados pormenores."
José Lima

"a Ana gostou muito do curso e do prémio*, ela conta a todas as pessoas o facto."   *: inscrição nº 2000 grátis
I. F.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2009

"Gostamos muito do 1º dia de formação."
Á. S.

"O curso está a ser muito interessante."
C. P.

"Está tudo a correr bem ao praticar o que aprendi."
Nuno Remédios
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2009

"Estive no último curso e gostaria de voltar a estar presente neste!!!"
J. N.

"Queremos-lhe felicitar pelo sucesso do curso e dizer-lhe que gostámos muito!! Deu-nos noções muito interessantes e -nos a ideia que a Fotografa realmente é uma arte e muito empolgante!! Ficámos com o "bichinho". Gostava de ter mais tempo para aprofundar os conhecimentos que me passou! Tomo a liberdade de lhe pedir que nos avise de eventos relacionados com Fotografia!"
Rute Brito e Miguel Silva

"Frequentei o curso de iniciação à Fotografia no passado mês de Maio e agora o meu marido e outro familiar estão interessados em frequentar o próximo."
S. S.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Fevereiro 2009

"Quero ainda agradecer pelo excelente curso que leccionou, e pela atenção de nos ter partilhado alguns dos seus truques fotográficos. Ouvi esses elogios por parte de alguns alunos."
Vitor Toucinho

"Mais um obrigado pelas preciosas informações e pelo modo produtivo e interessante como decorreu a sessão de formação de sábado passado, já a produzir bons efeitos - se não ainda em aprumo técnico, pelo menos quanto ao entusiasmo pela modalidade! Renovo os agradecimentos."
António Soares

"Gostei bastante de tirar o curso."
Ricardo Murteira

"Estive no seu curso de Iniciação à Fotografia, fiquei bastante motivado."
José Brizida

"Parabéns pela iniciativa."
J. R.

"O curso motivou-me para investigar mais sobre as caracteristicas da minha D70s... Mais tarde gostaria de participar formações e em passeios, por isso aguardo novos emails."
Filipe Esteves

"Pretendo repetir o curso na totalidade!"
L. P.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2008

"Deixe-me dar-lhe os parabéns pela forma como divulgou o seu conhecimento no passado sábado. Sou um fã da Fotografia mas quando saí de lá devo dizer que vinha maravilhado..."
Pedro Andrade

"Queria, primeiro, agradecer-lhe imenso pela última aula de Introdução á Fotografia. Foi extremamente interessante e esclarecedora!"
Ana Filipa Carvalho

"Gostaríamos de felicitá-lo pela sessão de hoje. Muito interessante, didáctica e útil!"
Nuno Silva e Raquel Pirraça

"Novamente gostaria de agradecer todas as boas dicas e instruções que nos forneceu no último curso de iniciação à Fotografia. Tal despertou ainda mais o meu interesse pela Fotografia..."
Nuno Silva

"... uma pessoa que desde sempre mostrou interesse pela Fotografia e em particular por frequentar o seu curso depois de ouvir a minha experiência"
Raquel Pirraça

"Gostei das aulas a que assisti, com tanta infomação útil, principalmente no meu caso que estava completamente a zero. Gostei do que aprendi de teoria (...) percebi quão importante é a luz numa boa fotografia!"
Celeste Bento

"Gostaria também de dizer que fiquei bastante satisfeita com o curso e que este me despertou e aumentou o gosto pela Fotografia."
Sara Silva
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2008

"Aproveito para lhe dizer que a máquina "caixa de fósforos" de que eu tinha vergonha ao pé das de aspecto profissional dos meus colegas de auditório é agora motivo de orgulho, graças às suas explicações detalhadas."
Cristina Charneca

"Gostaria de lhe transmitir a minha satisfação quanto ao modo e conteúdo das duas aulas teóricas do curso de Fotografia. Reaprendi imensas coisas, daquelas que o tempo vai apagando, e aprendi outras que têm a ver com as técnicas para fotgrafia digital. Pode-se ler nos livros mas... não é a mesma coisa."
Henrique Ettner

"Muito obrigado pela formação de ontem, no curso de Fotografia.
Ajudou-me muito."
R. G.

"Gostei muito do curso de Fotografia e deu-me muita vontade de ir à loja, comprar uma câmara boa e comecar logo a tirar fotografias."
N. B.

"Parabéns mais uma vez pelo curso, a Rute gostou muito."
P. B. M.

"O curso que frequentei de Iniciação à Fotografia foi muito positivo. Curto, mas suficiente para aprender muito."
José Florindo
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2008

"No próximo curso lá estarei então, recuperando a aula perdida, e desta vez acompanhado. Obrigado por tudo até agora, principalmente pelo dia de ontem que penso ter sido bastante produtivo e instrutivo para mim."
P. M.

"Achei muito interessante este Curso de Iniciação à Fotografia, pela forma como estava organizado, pela estruturação e grau de conhecimentos!"
Margarida Oliveira

"Gostei muito deste curso de iniciação à Fotografia. Foi um prazer aprender consigo!"
Joana Soares

"Queria agradecer a sua disponibilidade ao longo do curso. Gostei bastante de todas as explicações e das pequenas dicas."
A. T.

"Participei no Curso de iniciação em Julho e adorei."
P. G.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2008

"Parabéns pela sua organização/competência que é exemplar! Muitos parabéns pelas fotografias que tivemos o privilégio de conhecer durante o Curso. Uma imagem vale por mil palavras - por isso não vou tentar definir a forma e a beleza espectaculares que consegue captar na arte que é a Fotografia! (...) sinto-me mais enriquecido e motivado para (tentar) captar com melhor qualidade imagens do mundo que nos rodeia."
Alexandre Ruivo

"Aproveito para lhe dizer que gostei da 1ª sessão. Parabéns."
C. P.

"Encontro-me a frequentar o curso de iniciação à Fotografia que começou ontem e fiquei bastante interessada em frequentar a Sessão de Análise Fotográfica."
M. P.

"Realmente estava a gostar de seguir o curso, pelo conteúdo e forma de apresentação. Espero voltar a fazê-lo."
R. P.

"Espero posteriormente ter oportunidade de repetir o curso, pois estava a gostar imenso."
P. F.

"Desde já agradeço o workshop do qual gostei muito e me permitiu solidificar muito os meus conhecimentos."
C. R.

"Este foi um dos workshops que fiz logo no início da minha curiosidade em saber mais. As aulas dele são num anfiteatro da antiga Faculdade de Ciências, ali na Rua da Escola Politécnica. O homem sabe do que fala. Na altura eram aulas com muita audiência. Ele é muito rigoroso. Para quem sabe já alguma coisa é interessante."
Rosário Mendes
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Fevereiro 2008

"Gostei bastante da primeira aula e espero aprender mais ainda nas próximas."
R. P.

"E obrigada pelas dicas que ouvi até agora sobre Fotografia; aprendi que tenho sido muito ignorante nesta arte!"
J. M.

"Gostámos bastante de ter completado o curso de Fotografia no último sábado. Os seus ensinamentos têm-nos sido muito úteis."
A. B.

"Aproveito para dar conta do meu agrado pelo curso e pela forma como conseguiu que passasse sem grandes sobressaltos - nem conto quantas horas fechada numa sala num dia de sol."
A. N.

"Gostámos do curso."
B. P.

"Agradeço a sua disponibilidade, tal como o teor do curso, no qual aprendi bastante."
A. G.

"Espero em breve poder realizar mais uma das suas actividades fotográficas."
M. N.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2007

"O curso da Mil Cores, embora curto, foi a maior mais-valia técnica que obtive para fazer as minhas fotos. Outra vantagem do seu curso foi os amigos que fiz: esta mesma mensagem foi enviada para alguns deles que também me responderam e até telefonaram, contribuindo com as suas opiniões."
Pedro Canelas

"Foi com muito agrado que assisti à sua formação e que, para além de ter aprendido imenso no campo da Fotografia, me diverti muito e de uma forma super-descontraida! Gostei muito da forma como deu as aulas, ié, mostrando sempre na prática o que estamos a falar na teoria. Também a forma descontraída, profissional e apaixonante quando fala de Fotografia merecem as minhas 5 estrelas. Quanto ao conteúdo do curso, achei no seu todo o mesmo adquado, no entanto penso que deveria ter dado mais enfase ao tema das objectivas, que a meu ver foi dado muito rapidamente e eu senti que poderia/deveria ter aprendido mais... A aula pratica foi muito boa, sobretudo porque, nos casos que vimos, deu para perceber realemente como agir e reagir em determinadas situações. Muito obrigado por esta experiência fantástica. Parabéns mais uma vez."
José Carlos Pereira

"Gostei muito do curso de sábado. Sábado que vem lá estarei de novo."
I. B.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2007

"Quero manifestar-lhe a minha satisfação por ter participado no curso. Foi equilibrado, de muita utilidade e respondeu a dúvidas técnicas que persistiam em mim. "Abriu-me algumas janelas" pelo que creio que foi o início, em termos de aprofundamento de conhecimentos, para quem como eu sempre gostou de Fotografia e tem mais de meio século de contacto com ela."
José Sousa

"As minhas felicitações pela forma pouco ortodoxa do seu curso mas que dará frutos de certeza; a forma que encontrou para o ministrar parece-me ser bastante útil e fora do normal."
José Ferreira

"Foi com muito agrado que assisti ao seu Curso de Iniciação à Fotografia. As suas explicações foram sempre simples e claras e, naturalmente, muito úteis para quem necessita de esclarecer os resultados melhores ou piores das fotografias que foi realizando dum modo intuitivo e para tirar todo o rendimento do material de que dispõe. Para além disso, os seus conselhos sobre os filtros, por exemplo, permitem ultrapassar as limitações do uso da máquina “nua”, que é o que quem se inicia tende por certo a fazer."
Victor Silva

"A sua intervenção no sábado passado, na verdade abriu-me os horizontes de possibilidades, nomeadamente em relação aos filtros."
João Jacinto

"Tenho que dar-lhe os parabéns pelo primeiro dia do curso! Achei bastante interessante, apesar de ainda não termos dado muita matéria, já deu para ter o gostinho do que vamos poder aprender nas próximas aulas."
Marta Antunes

"Parabéns pelo interesse que consegue suscitar na apresentação das situações que nos deu a conhecer durante o curso. E Obrigado."
António Vieira

"Muito obrigada por todas as informações e pelo excelente curso a que pude assistir e evoluir bastante!"
Maria Carolina Mesquita

"Muito obrigada por toda a atenção que nos tem dado."
S.

"Tive informações sobre o vosso curso de uma formanda do vosso curso deste fim de semana e tive as melhores referências sobre o vosso curso."
V. P.

"Frequentei o seu curso o ano passado em Outubro. Mencionei o seu curso a um amigo e já se encontra inscrito agora para Maio."
I. M.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2007

"O que mais gostei do curso: o primeiro dia, pelas sugestões e partilha de experiências fotográficas e truques para casos específicos de Fotografia. Parabéns pela simplicidade com que deu o curso..."
Magno Santos

"estou a apreciar o curso"
"Caro José, gostava de lhe agradecer pelo último workshop que foi bastante estimulante. Para quem ainda não domina os pormenores técnicos que revestem uma boa fotografia, este é o curso ideal para o conseguir. Para além disso, a introdução de algumas técnicas e truques, seduzem o estudante a querer mais para além da fotografia "normal", deixando o "vírus" instalado para outras aventuras. Para mim que sou novo neste mundo, parece-me agora que vou conseguir pelo menos dominar os aspectos técnicos da obtenção de uma fotografia boa, neste momento, já só quase uso o Manual, afinal percebendo os aspectos técnicos é uma questão de praticar. Assim que perceba que atingi determinado patamar vou estar interessado em participar em mais algumas acções de formação / workshops. Obrigado. Bem-haja,"
Mário Martins

"O curso foi muito mais do que ensinamentos técnicos, pois o José Romão deixou transparecer a sua filosofia de vida, transformando o curso em algo muito interessante. Ouvi algumas pessoas, em surdina, comentar que devia ter uns PowerPoint mais bonitos! Realmente acho que as pessoas estão mais focadas na aparência do que no verdadeiro conteúdo (continue com esses apontamentos). Quando se fala de cursos de iniciação há a tendência para menosprezá-los e pensar que já sabemos certas coisas; o que aconteçe por vezes, é que os conhecimentos básicos adquiridos estão errados, impedindo-nos de algum dia vir a fazer um bom trabalho e evoluir naquilo que fazemos. Aprendi muito no domínio da luz e da cor, a avaliar e a expor bem, factores essenciais para esta arte. Fiquei particularmente sensibilizado após a leitura do seu livro relativamente a vários aspectos, como sejam: a sua paixão pela natureza e o constrangimento perante a sua destruição, os caminhos que percorre para atingir as suas obras. Permita-me citá-lo: "Há um preço por detrás da aparente facilidade das coisas, uma mais-valia que muitos se recusam convenientemente a reconhecer." - fica aqui o meu reconhecimento. Isto faz-me lembrar uma frase do livro do João Garcia, alpinista português, que diz: "O importante não é atingir o cume, mas o caminho que percorremos até lá. O cume é apenas um prémio." Depois de ler o seu livro também percebi que os caminhos que percorre é que são importantes, as obras finais são o prémio merecido. Bem haja, pela sua forma de estar. Espero voltar a outros cursos e recomendarei a outras pessoas. Obrigado e até breve."
José Costa

"gostei muito do curso hoje. Muita informação útil e, melhor ainda, já aprendi mais umas coisas"
"Gostei muito do curso: ajuda a arrumar os conceitos, e os exercícios da prática são importantíssimos para dominarmos o que vimos na ‘teoria’."
Pilar Casquilho

“no curso aprendi umas dicas importantes”
D. B.

"Frequentei, no passado Julho, o seu curso de Iniciação à Fotografia, em Lisboa, que, começo por lhe dizer, muito me agradou e entusiasmou. De facto, apreendi alguns conceitos básicos (profundidade de campo, subexposição e sobreexposição, sensibilidade da película, equilíbrio de cor, etc.) que são de fundamental importância nas minhas incursões fotográficas de fim-de-semana. Desde essa data, troquei de equipamento fotográfico ... e descobri uma arte excepcional."
Paulo Salgado

"Certamente ficará contente por saber que tenho aplicado com sucesso os conhecimentos obtidos no decorrer do curso, nomeadamente durante o evento Red Bull Air Race Porto, no qual obtive algumas fotos fantásticas dos aviões."
Alexandre Costa

"Eu fiz o Curso de Iniciação à Fotografia e gostei imenso. Tenho recomendado a amigos e também espero vir a fazer mais."
I. R.

"Desde que tirei o curso de iniciação consigo, a Fotografia tem vindo progressivamente, e de forma surpreendentemente apelativa, a ocupar grande parte do meu tempo."
J. E. P.
Curso de Iniciação à Fotografia, Setúbal, Junho 2007

"quero felicitá-lo pelo curso de iniciação à Fotografia que deu em Setúbal e de que a minha filha e eu tanto gostámos."
Eduardo Martins

"Aguardo pelo próximo Sábado para a continuação do curso que se tem relevado interessante."
V. H.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2007

"parabéns pelo curso que tivémos o prazer de frequentar. Achámos o curso bastante útil. Já tínhamos umas noções de Fotografia e de alguns aspectos mencionados no curso mas este serviu para clarificar e assentar estas ideias que, por vezes, estavam meio tremidas. Sentimo-nos, agora, mais confortáveis na utilização da máquina de forma manual, conseguindo assim tirar maior partido das nossas máquinas e consequentemente obter melhores resultados."
Tiago Santos

"Gostei muito da primeira sessão do curso"
R. L.

"Mais uma vez, gostei muito das suas aulas, espero que continue a ter muitos alunos."
Gonçalo Gonçalves
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2007

"De todos os alunos da Lusófona que participaram, o feedback foi bastante positivo."
A Direcção do BioCEL

"tive o prazer de participar no curso de Iniciação à Fotografia na Universidade Lusófona"
R. C.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Fevereiro 2007

"parabéns pelo curso que está a leccionar, no qual estou inscrito."
"Quero agradecer-lhe mais uma vez pelos sábios conselhos que deu no curso de iniciação à Fotografia que terminou recentemente."
Nuno Gomes

"gostaria de lhe manifestar o meu apreço, e da Inês, pelos conhecimentos que nos trouxe e pela forma como conduziu o curso."
R. P.

"maravilhada com tudo o que o ouvi dizer na aula."
C. G.

"Foi o seu curso que nos incentivou a fazer ##### ... Pelo seu profissionalismo e espírito de colaboração"
S. V.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2006

"frequentei o curso do passado fim de semana... Quero-lhe escrever que fiquei muito agradado. Alguns dos assuntos abordados já eram do meu conhecimento, mas, queria conhecer melhor a sua perspectiva da Fotografia. Senti realmente a sua paixão! Senti que partilho esse gosto pela Natureza, mais do que por qualquer outro tipo de Fotografia. Voltarei! Muito obrigado."
Marco Silva
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Setembro-Outubro 2006

"Aproveito também para agradecer a sua disponibilidade a esclarecer qualquer dúvida durante o curso efectuado e para lhe informar do enorme prazer que tive em frequentá-lo. Aprendi muito durante todo o processo."
P. C.

"Fui a um dos seus cursos, o qual gostei muito!"
V. P.

"Aproveitamos para lhe transmitir o quanto satisfeitos ficamos com o seu curso. Foi muito útil para entusiastas, se bem que inexperientes, da Fotografia como nós. Comunicou de tal forma que, para além dos conhecimentos adquiridos, o senhor conseguiu, principalmente, criar um entusiasmo ainda maior por esta "coisa" da Fotografia. Gostaríamos de o ouvir novamente, pelo que se tiver 2 lugares disponíveis no próximo curso pode contar com a nossa presença. Seremos repetentes com muito gosto."
Pedro Temudo e Júlia Alves

"Antes de mais quero agradecer toda a informação facultada através do Curso de Iniciação à Fotografia."
Telmo Salvador

"Aproveito também para lhe dizer que apreciei bastante a parte teórica do curso e que conseguiu contagiar o seu entusiasmo pela arte da Fotografia."
Patrícia Faustino

"Acabei de vir do curso e até agora estou a gostar"
A. M.

"Após frequentar o seu curso de Iniciacao, aprendi muito sobre os princípios e técnicas básicas em Fotografia. Tenho recomendado o seu curso a muitas pessoas."
Bruno Esgalhado
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2006

"actualmente em cada foto que tiro tento sempre ter em atenção o aprendido no curso. Acaba por demorar um pouco mais, agora ao princípio, mas com o tempo vai ficando enraizado."
Helena Pinto
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2006

"o curso foi muito interessante e aprendi muitas coisas."
C. S.

"Gostaria de lhe dar o meu "feedback" do curso. Achei-o básico (claro que sim, já que se trata de um curso de iniciação) mas bem adaptado a quem começa. Pela primeira vez percebi o nº guia e algumas regras de compensação de exposição. Logo já valeu a pena. Parece-me que o local é adaptado ao ensino e, a sessão prática só pecou por sermos muitos. Balanço positivo, o que me abriu o "apetite" para o curso médio e o de digital!!! Não se esqueça de me avisar, assim como dos passeios."
P. S.

"foi bastante interessante o que aprendi no passado dia 13, já estive a estudar melhor os menus da minha “fiel” máquina digital e parecem haver alguns progressos."
B. F.

"É com o maior agrado que, finalmente, tenho possibilidade de participar num dos seus cursos de que tanto tenho ouvido boas referências."
F. S.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Fevereiro 2006

"Gostaria de lhe dar os parabéns pelo 1º dia do curso de fotografia que iniciei ontem."
"agradeço a sua atenção e dou-lhe os parabéns pelas duas óptimas aulas a que tive oportunidade de assistir. O entusiasmo e a paixão pelo seu trabalho são visíveis e notórios na forma como se entrega e dá a conhecer aos outros o seu admirável percurso no mundo da Fotografia. Os meus parabéns e obrigada pelos conhecimentos e experiência que partilhou."
Cristina Moniz

"Agradeço tudo o que aprendi no curso, que foi muito e muito útil, e deixo-lhe um abraço e os votos de muito sucesso profissional e pessoal."
R. L.

"Frequentei há uns anos o s/ curso de iniciação à fotografia e gostei dos seus conselhos."
C. M.
Curso de Iniciação à Fotografia, Stª Maria da Feira, Janeiro 2006

"Depois do curso de fim de semana em St. Maria, estou ainda melhor!!!"
Paulo Moreira

"Prof. José Romão, antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pela formação do último fim-de-semana em Santa Maria da Feira. Consegui atingir os objectivos pretendidos, que era obter as bases para perceber os resultados das minhas fotografias."
Márcio Barata
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2005

"Estimado José Romão, queria desde já agradecer a preocupação para comigo e também dizer-lhe que adorei o curso e irei com certeza à outra aula que me falta. (...) valeu mesmo a pena."
Nelson Valente

"(...) frequentei o curso de iniciação à fotografia no passado fim de semana, pelo qual gostaria de lhe dar os parabéns."
André Batista

"Caro José Romão, desde já quero felicitá-lo pelo Curso de Iniciação à Fotografia que frequentei neste último fim de semana."
P. L.

"Já fiz o curso de iniciação à Fotografia e até o sugeri a 2 pessoas amigas que depois de tirarem o curso, não só adoraram ter sido com o Sr. José, como se interessaram ainda mais por Fotografia."
"Tirei o curso de iniciação à fotografia com o Sr. há uns anos e gostei muito."
Paula Maximiano
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2005

"Antes de mais, queria felicitá-lo e agradecer pela magnífica sessão do Curso de Iniciação à Fotografia no passado Sábado, foi muito agradável, interessante e muito útil. Permitirá enveredar pelo mundo da Fotografia de um modo mais confortável! Obrigado!"
Francisco Silva

"Fiz o seu curso de Iniciação à Fotografia em Outubro passado em Lisboa: tenho-o recomendado a todos os amigos porque o resultado foi imediatamente "visível". E quando não, já começo a entender onde poderei ter falhado. Por piada costumo dizer: agora pelo menos já entendo porque falho! Este ano será impossível para mim fazer um dos seus passeios fotográficos mas a partir de Janeiro tenciono alinhar."
José Barreiros

"Obrigado pela excelente formação dada."
M. A.
Curso de Iniciação à Fotografia, Stª Maria da Feira, Setembro 2005

"Caro José Romão, venho felicitá-lo pela forma como conduziu aqueles dois dias de formação em Santa Maria da Feira. Eu que nada sabia sobre Fotografia, recebi aí conselhos e dicas, que com trabalho espero ir pondo em prática. Dada a grande quantidade de informação útil, vou demorar algum tempo até "digerir" tudo. Uma das coisas mais úteis (...) foi começar a perceber como funciona a minha câmara e partindo daí espero ver os meus resultados melhorarem."
P. R.

"Obrigado e parabéns pelo curso deste fim-de-semana no Visionarium. Foi bastante intenso e, espero que, proveitoso. Sou uma das pessoas que foi do Algarve propositadamente para assistir e devo confessar que valeu a pena. Bem, com tudo aquilo que ensinou, aguçou a vontade de fazer melhor (...)."
P. S.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho-Agosto 2005

"Quando estava nas suas aulas fiquei fascinada."
Sandra Mosca
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Junho 2005

"Quero desde já agradecer e dizer que gostei muito. Entusiasmado com o final do curso, resolvi fazer um trabalho pessoal que consiste em fotografar ##### ..."
F. T.

"Quero-lhe agradecer todas as dúvidas que tem conseguido esclarecer, bem como o excelente curso que realizou."
C. D. M.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Maio 2005

"Muito obrigado pela minuciosa informação"
A. P.

"Gostava de lhe agradecer o entusiasmo com que fiquei pela Fotografia após o curso de iniciação à Fotografia da passada semana."
Z. S.

"Estou a frequentar o curso de iniciação através do ClubePT, estando a ser de muita utilidade e bem descrito tecnicamente. Parabéns e bem haja."
J. F.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Março-Abril 2005

"tanto eu como o meu marido estamos a adorar o curso"
C. T.

"Fui frequentadora de um [vosso] curso de Fotografia... já o recomendei a um amigo que entretanto já o fez, e gostaria de oferecer um vale a um outro amigo."
P. C.
Curso de Iniciação à Fotografia, Rio Maior, Fevereiro 2005

"Fiz o seu workshop de Iniciação em 2005 na cidade de Rio Maior, o qual adorei. Após esse workshop (no qual incitou os formandos a participar em concursos e enviar-lhe as fotos para sua apreciação), participei numa Maratona Fotográfica em Santarém, onde a minha foto ganhou o 1º lugar na categoria "a cores"."
R. O.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Dezembro 2004

"Quero antes de mais agradecer, pelo curso de iniciação à Fotografia no qual participei e que me abriu novos horizontes nesta arte que é a Fotografia. Este curso trouxe-me mais conhecimentos. Pequenos conceitos ou detalhes que muitas das vezes ignoramos, fazem a diferença na Qualidade do produto final. Espero no entanto poder participar em mais eventos, no futuro."
S. G.
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Outubro 2004

"Explica mtu bem, gostei mm mt do curso. Pode perfeitamente dar cursos a pexoas da minha idade k eles percebem, conseguem la xegar. Mas gostei bastante pk revela os seus segredos e trukes das fotos."
Diogo Monteiro, 13 anos

"Ela gostou do curso de iniciação e o marido ficou interessado em fazê-lo numa próxima oportunidade, para mais tarde fazerem o do Gerês."
S.

"José Romão, estou a frequentar o seu curso de iniciação à Fotografia, estou a gostar bastante, gostaria que contasse comigo para este workshop do Gerês."
M. A.

"Em relação ao curso aconselho a todas as pessoas. Além de ter um preço acessivel é muito bom. Achei os dois dias muito interessantes e onde aprendi muito. O teor da informação dada na aula é simplesmente Genial; apesar de ser teórica não se torna monótono pois de vez em quando eram ditas algumas piadas e as pessoas estavam muito bem dispostas. A teoria estava muito bem elaborada e esclarecedora, onde se pode tirar dúvidas acerca de tudo. O Funcionamento, Limpeza, etc. O que aprendi está dentro de mim. Para mim o Curso foi muito Bom, aprendi situações que até hoje desconhecia e acima de tudo aprendi a tirar proveito da Máquina Fotográfica. Para mim, 5 Estrelas de uma escala de 0 a 5 (Excelente). Achei o Curso tão interessante que resolvi inscrever-me para o próximo. Por tudo o que aprendi e me ensinou: MUITO OBRIGADO."
Pedro Fernandes
Curso de Iniciação à Fotografia, Lisboa, Julho 2004

"Participei no Curso de Iniciação à Fotografia no mês de Julho e gostei muito; estou à espera de outros cursos"
C. A.

"As instruções são bastante claras pelo que me despeço até (ao dia do curso)."
M. C.
Curso de Iniciação à Fotografia, Alcobaça, Março 2004

"Muito obrigado pelo excelente curso. Deu-me as bases que eu não tinha."
S. T.
Curso de Iniciação à Fotografia, Rio Maior, Março 2004

"Obrigado desde já pelo seu profissionalismo!"
F. S.
Curso de Iniciação à Fotografia, Santa Iria de Azoia, Setembro 2003

"O curso foi muito importante para mim. Apesar de já ter noções de todos os temas que focou, preencheu uma série de desconhecimentos e deu-me a segurança que era preciso para acreditar no que afinal eu sabia e por vezes pensava que sabia. Foi dado um passo em frente na minha actividade da Fotografia. A partir de agora, saberei porque acontece isto ou aquilo e saberei analisar as razões de cada fotografia estar A ou B. O seu apoio pós-curso penso que também é muito importante. Em termos económicos, o preço do curso é simbólico e é automaticamente recompensado pelas técnicas de aproveitamento de rolos, pela limpeza das lentes, protecção das objectivas, manuseamento de rolos, entre tantas outras coisas. Por todo o seu empenho demonstrado, o meu obrigado. Espero daqui prá frente conseguir melhores resultados. Aliás, não tenho dúvidas. Obrigado."
"Foi consigo que tirei o 1º curso e nunca mais parei de fotografar. É um dos meus grandes hobbies do qual retiro um grande prazer. Obrigado por me ter iniciado nos primeiros passos."
Francisco Campos
Curso de Iniciação à Fotografia, Rio Maior, Junho 2003

"Gostei muito do curso... E, claro, pretendo fazer outros cursos, assim que houver oportunidade. Mais uma vez muito obrigada."
D. A.
Curso de Iniciação à Fotografia, Reguengos de Monsaraz, Março 2003

"Aproveito esta oportunidade para mais uma vez lhe agradecer os ensinamentos que me transmitiu."
C. B.
Curso de Iniciação à Fotografia, Sintra, Março 2003

"José Romão, quero expressar-lhe a minha gratidão pela forma empenhada e sabedora como ministrou o curso de Iniciação à Fotografia em que participei no Parque Natural de Sintra-Cascais. Além dos conceitos básicos de Fotografia que aprendi, admirei o facto de nos ter motivado a praticar esses conhecimentos na Natureza e a tê-la como musa inspiradora de poemas fotográficos."
Nuno Franco
Curso de Iniciação à Fotografia, Palmela, Janeiro-Fevereiro 2003

"Os seus ensinamentos foram preciosos... Lembrar-me-ei sempre deles e espero um destes dias receber um mail (anunciando) o curso seguinte."
J. V.

"Ainda hoje esses ensinamentos são importantes."
J. V.

"Eu tirei o curso de iniciação à Fotografia consigo há uns 4 ou 5 anos (em Palmela) e vi este curso de iniciação (10, 17 e 18 de Maio) e gostaria de oferecer o mesmo ao meu namorado. Ele tem maquina digital manual e tem imenso gosto por fotografias. Vai tirando como vai percebendo e ainda assim consegue boas fotografias. De qualquer modo, sei que ía adorar tirar este curso."
M. F.
Curso de Iniciação à Fotografia, Santarém, Junho 2002

“Achei o curso muito bom, gostei muito de participar e de aprender! És muito claro e vê-se que tens gosto em ensinar e transmitir os teus conhecimentos. Para mim, este curso basicamente despertou-me para o todo que a Fotografia envolve e nisso foi excelente!”
Silvina Salgueiro
Curso de Iniciação à Fotografia, Rio Maior, Junho 2002

“Antes de mais gostaria de lhe dizer que gostei bastante de ter participado nesse curso.”
Marta Valente
Curso de Iniciação à Fotografia, Palmela, Maio 2002

"Aprendi imensas coisas no seu curso!"
Isabel Carimbo
Curso de Iniciação à Fotografia, Rio Maior, Abril 2002

"... nós aqui também achamos que o prof. está de parabéns pela forma como elaborou o curso. É um grande comunicador e um excelente fotógrafo de Natureza; aliás eu após comprar o seu livro do Cabo da Roca há cerca de 1 ano e meio, decidi que tinha de frequentar o seu curso."
Rui Laranjeira

"Eu gostei bastante e aprendi imenso. No entanto, penso que é muita informação para assimilar em pouco tempo, para quem, como eu, não tinha nenhumas noções. Mas o curso foi bastante perceptível. Todas as noções e termos foram explicados. A disponibilidade para esclarecer dúvidas foi enorme."
Sandra Alves Correia

"Antes de mais queria felicitá-lo pelo curso que facultou em Rio Maior. Na minha opinião o curso foi muito bom (...) penso que adquiri bons conhecimentos, agora é uma questão de prática!!! ... Após o curso fiquei com uma perspectiva diferente sobre o que é a Fotografia e de quão vasto e interessante pode ser o mundo da Fotografia; aprendi também a "viver" de outra forma cada fotografia, o que penso ser muito importante, uma vez que para muita gente hoje em dia (infelizmente) não passa de um simples click."
"Passado algum tempo sobre o curso de Iniciação que frequentei em Rio Maior, posso-lhe dizer que em muito me tem ajudado, embora não consiga dedicar tanto tempo como desejaria à prática desta arte. De qualquer modo, gostaria de voltar a frequentar um curso e que me informasse quando voltar a Rio Maior. Continue com o excelente trabalho!!!"
Nuno Barata

"Para mim acho que o curso foi óptimo, melhor ainda, foi barato em relação à quantidade de conhecimentos que transmitiu."
Jorge Lúcio Baptista

"Fiquei muito satisfeita com o curso."
Marta Mestre

"Penso que o preço que está a praticar é muito inferior ao que as pessoas estariam dispostas a pagar. Atendendo ao seu curriculum, aos temas e à disponibilidade que demonstra penso que poderia multiplicar várias vezes o preço actual".
Carlos Henriques

"Gostei bastante, acho que estava muito bem estruturado, o docente  mostrou-se bastante empenhado e acima de tudo bastante seguro na  exposição feita. Em relação ao custo do curso achei bastante acessível, embora ache que face ao conteúdo poderia ser um pouco mais caro -  opinião de quem já frequentou. Já divulguei junto dos meus colegas e  amigos o êxito do curso. Espero que o curso de fotografia - especialização Natureza seja dado brevemente." 
Mafalda Martins 

"Foi um bom programa, intensivo mesmo! Óptimo. Valeu. Sobre os custos  (...) achei este curso de dois dias muitíssimo acessível. No concreto, eu teria pago o dobro. Mas (...) achei que foram poucos dias!" 
Júlia Pinho 

"Quanto ao curso em si, acho que foi óptimo, de verdade. Focaram-se  assuntos e pequenos pormenores que normalmente passam ao lado dos  amadores mais atentos..." 
Frederico Roldão 

"Achei o curso muito interessante e proveitoso... Irei recomendar a outras pessoas amigas a frequência do curso." 
Pedro Vinagre 
Curso de Iniciação à Fotografia, Porto, Março 2002

"Eu e o meu colega gostamos bastante do curso e do seu conteúdo, o único ponto que lamentamos foi o pouco tempo que tivemos para pôr a aprendizagem das ideias em prática, mas foi muito bom."
Nuno Jesus e José Carlos
Curso de Iniciação à Fotografia, Castelo Branco, Outubro 2001

"... começando por congratulá-lo pela sua experiência, pela sua imensa capacidade de comunicação e, especialmente (e cada vez mais raro nos dias de hoje) pelo seu entusiasmo desinteressado pela divulgação dessa nobre arte (o qual se revela pelo custo do curso e, em última instância, pelo seu modo de vida)." 
Miguel Branco

"... regressei com o triplo da vontade de experimentar. ... aquelas portas que encontrava fechadas e, sobretudo, aquelas que nem sequer encontrava, mais tudo o que está para além delas, mostrou-mas o senhor, com toda a teoria que nos transmitiu, mas também, e em grande medida, com o contacto com o seu trabalho e a sua experiência. ... delineou e estruturou bem o curso, tratando cada um dos seus pontos com clareza e rigor."
João Paiva

" o saldo é positivo, ... aprendi algumas coisas novas e isso porque realmente tu és uma pessoa com larga experiência e com truques bons e baratos."
Pedro Martins 
"Analisei mais de 20 ofertas de cursos e workshops existentes no mercado e optei pelo seu por me parecer um dos mais consistentes a nível de conhecimentos a transmitir e por ter um preço acessível."
M. F.

"Tenho muito interesse em realizá-lo, uma vez que conheço pessoas que já o frequentaram e estão muito satisfeitas."
C. V.

"Na sequência das excelentes referências prestadas pelo colega (...) que frequentou o último CIF de 2010, venho pelo presente solicitar informações acerca do número de vagas para o próximo Curso de Iniciação à Fotografia. É possível inscrever uma outra pessoa?"
I. G.

"As informações sobre o vosso curso foram-me dadas por um ex-aluno que mo recomendou."
C. F.

"...informações de pessoas amigas que frequentaram os vossos cursos e que ficaram muito satisfeitas."
I. T.

"Gostaria de os felicitar pelo curso que vão monitorizar em Santa Maria da Feira... Finalmente um curso de jeito."
R. S.

"Encontrei o curso graças a uma colega que o fez e gostou imenso."
E. S.

"Tenho muita expectativa neste curso pois conheço participantes que gostaram imenso."
C. R.

"Gostei muito das fotos do seu livro e do conteúdo do curso. Desejo mesmo fazer esse curso."
R. G.

"Tenho de lhe dizer desde já, que muito apreciei a sua atitude, abertura e flexibilidade face à questão exposta por mim (transferir a minha inscrição para o próximo curso)."
F. F.

"Uma pessoa amiga que se inscreveu no seu curso o ano passado falou-me bastante bem do seu curso."
V. A.

"Vou continuar atento ao SITE que me pareceu o melhor, de tantos que visitei."
I. M.

"Ao falar com uma amiga, que já fez o curso de iniciação convosco, obtive o vosso contacto e boas referencias."
C. R.

"Continuo muito interessado em realizar o Curso de Iniciação à Fotografia (até pelas óptimas referências do colega ... que frequentou o curso)."
Luís Oliveira

"Amigos (...) que já foram a essa formação gostaram muito de a fazer, pelos conhecimentos técnicos que aprenderam e pelo convívio."
Margarida Diniz

"Enquanto procurava na internet um curso de fotografia cheguei à vossa página que têm uma óptima apresentação e penso que foi o melhor que encontrei após uma longa busca."
Eliane Cortez

Mais 4 opiniões...

Programa do curso e informação geral     Conteúdo
Para se INSCREVER ou pedir INFORMAÇÕES, clique aqui: FORMULÁRIO
  
 Ofereça um curso 
 Próximos cursos
Opiniões sobre:
Workshop Prático de Fotografia de Natureza, Curso de Composição Fotográfica, Curso de Adobe® Photoshop® Básico, Curso de Introdução ao Lightroom®, Curso de Camera Raw & Bridge®, Passeio Fotográfico Roca-Ursa, Passeio Fotográfico Abano-Grota, os nossos cursos de Fotografia, a nossa a loja, livro Cabo da Roca, monitores EIZO, banco de imagens, digitalizações, blog de José Romão, este site.
Este curso também está disponível em qualquer altura a pedido. Contacte-nos.

This workshop is also available on demand at any time. Please ask us.

Também ensinamos estas e outras matérias da Fotografia como lições / explicações individuais ou em grupo, presenciais, por telefone, ou online (videoconferência, para todo o mundo), a 40 a 60 euros / hora.

We also teach these and other Photography subjects in English, one to one or in groups, in person, by phone, or online (videoconferencing, worldwide), at 40 to 60 euros / hour.

Grave a bookmark deste site
Please bookmark this site

Receba a nossa Newsletter
Subscribe to our

Contacte-nos
Contact us

TOPO
VISITA GUIADA
GUIDED TOUR

HOME

Mil Cores - arte fotográfica Contactos da Mil Cores - arte fotográfica