curso de iniciação à fotografia - faq

Mil Cores ®- arte fotográfica / photographic art
Almada, Portugal, Tel. (+351) 212 959 212    

3500 participantes

Curso de Iniciação à Fotografia
Respostas a Perguntas Frequentes

Índice:
É este o curso que procuro?
  Este curso é para câmaras DIGITAIS ou de rolo?
  O curso dá conhecimentos para a minha máquina fotográfica?
  O curso ensina a fotografar em modo MANUAL?
  É necessário levar MÁQUINA fotográfica e material?
  Aprende-se a revelar na Câmara Escura?   Veja a oferta que temos para si até 31 Julho 2017 

Será difícil, ou inútil?
  Este curso é para o meu NÍVEL?
  Qual a IDADE para frequentar este curso?
  Pode-se REPETIR todo o curso, mas pagando menos?

Como me inscrevo?
  Um email conta como inscriçao imediata, ou tenho que me dirigir ao Museu?
  Passos a dar para uma inscrição ideal
  Posso pagar em 2 vezes, 50% agora e o resto na semana antes do curso?
  Ao me inscrever pela 1ª vez em actividades da Mil Cores, posso ter logo o DESCONTO de quem já os frequentou?
  Porque não posso pagar à entrada, no início do curso?

Posso mudar de turma prática?

Não sei se poderei estar presente durante todo o curso...
  NÃO PAGAR a inscrição, tendo pedido e recebido as respectivas instruções
  DESISTÊNCIA e REEMBOLSO ou CRÉDITO
  FALTAR a parte ou todo o curso
  Inscrever-se numa edição do curso e TRANSITAR para outra posterior (ou anterior)
  O curso poderá vir a ser cancelado ou adiado?
  Os cursos decorrem sempre em SÁBADOS (e domingos)?

Uma vez no curso...
  Onde podemos ALMOÇAR perto do Museu de Ciência, Lisboa?
  Onde é a SAÍDA para praticar os conhecimentos adquiridos?

Veja também as opiniões de participantes anteriores




É este o curso que procuro?

Este curso é para câmaras DIGITAIS ou de rolo?
  No Curso de Iniciação à Fotografia ensinam-se os Princípios Fundamentais da Fotografia, seja de filme (química, analógica) ou digital, imprescindíveis até para video e cinema. É o curso para quem necessita de aprender da forma correcta a fotografar bem.
  Não sendo este um curso só de Fotografia digital ou só de película, vai-se ao longo deste salientando as diferenças entre elas e explicando como funciona em cada um dos sistemas.
  Oferecemos todavia 4 cursos diferentes de Tratamento de Imagem Digital.
  Um curso específico sobre Imagem Digital (que não ensinará a técnica de bem fotografar), de nível iniciação-médio, também está previsto mas deve levar algum tempo até que acabe de ser organizado e comece a ser oferecido.

O curso dá conhecimentos para a minha máquina fotográfica?
  No curso transmitem-se numerosos conhecimentos que se aplicam quase todos a quase todas as câmaras. Nas aulas teóricas a informação tende a ser mais genérica, mas o objectivo da aula prática é precisamente aplicar então os conhecimentos mais essenciais à sua câmara em concreto.

O curso ensina a fotografar em modo MANUAL?
  O uso da câmara em modo Manual é exactamente o que o curso pretende realçar, por permitir maior controlo, embora se apresentem também os modos automáticos.

É necessário levar MÁQUINA fotográfica e material?
  Para fazer o curso não é relevante ter câmara ou não, de filme ou digital, compacta ou reflex, manual ou automática, profissional ou de amador, já que na parte prática os participantes se juntam em grupos de 2 e podem usar só uma câmara por grupo (a menos que desejem trabalhar individualmente).
  Assim, não é necessário levar nada para este curso, para além duma esferográfica, mas se possuir câmara, tripé, flash, pode levar para usar na parte prática.
  Se tiver, pode levar a câmara mesmo para as aulas teóricas, para ir vendo onde nela se encontram os componentes, botões e funções de que se vai falando ao longo do curso. Caso possua, leve o manual da sua câmara para a aula prática.
  Se tiver 2 câmaras (por exº uma digital e uma analógica), pode levar ambas para o curso. Um dos objectivos do curso é permitir-lhe decidir qual a câmara mais adequada ao trabalho que pretende fazer.
  Se não tiver câmara, este curso é também bastante útil para quem pretenda adquirir uma, permitindo-lhe decidir informado quais as funcionalidades que lhe interessam que aquela possua. Recomendam-se lá também alguns modelos e desaconselham-se outros.

Aprende-se a revelar na Câmara Escura?
  Isso é coberto no nosso Curso de Fotografia e Laboratório a Preto & Branco, o qual está de momento a ser reformulado, não se encontrando ainda marcado um novo. No curso de Iniciação, embora também se abordem alguns assuntos do P&B, são indicadas lojas que revelam e imprimem com qualidade.



Será difícil, ou inútil?                                                                                                                     ^ Índice

Este curso é para o meu NÍVEL?
  Embora começemos pelo zero, para quem não sabe nada de Fotografia, levamos cada capítulo até um nível relativamente aprofundado que até os fotógrafos mais avançados têm saído satisfeitos (incluindo amadores de nível médio que procuram apenas pôr os seus conhecimentos em ordem e até profissionais que vêm tirar o curso mais para conhecer a visão pessoal, abordagem e truques do professor, que são sempre diferentes de praticante para praticante). Obviamente, neste curso básico não falamos muito de Fotografia com câmaras de médio e de grande-fomato, mas sim das mais comuns.

Qual a IDADE para frequentar este curso?
  A maioria dos participantes está na casa dos 30 anos de idade, mas o curso tem sido conjuntamente frequentado com excelente aproveitamento por jovens a partir dos 13 anos de idade (e até mais novos, desde os 10), assim como por participantes séniores. Dado o preço baixo do curso, não fazemos desconto para estudantes nem com Cartão Jovem. Quem sentir necessidade pode repetir o curso mais tarde a um preço simbólico (veja a seguir).

Pode-se REPETIR todo o curso, mas pagando menos?
  Temos dado a possibilidade de voltar a frequentá-lo, no Museu de Ciência (em Lisboa), as vezes que o participante julgue necessárias, por apenas 25 euros cada repetição (de todo ou parte do curso), que incluem Apontamentos novos.



Como me inscrevo?                                                                                                                      ^ Índice

Um email conta como inscriçao imediata, ou tenho que me dirigir ao Museu?
  Não fazemos reservas, pelo que a inscrição só conta ao recebermos o seu pagamento na Mil Cores (damos as instruções de pagamento na resposta ao seu eMail) ou no Museu de Ciência, até à data limite e havendo vagas.

Passos a dar para uma inscrição ideal:
  1. envie-nos um eMail ou Formulário a partir do nosso site, especificando qual o curso, seu nome completo, telemóvel que levar para o curso (para um contacto de última hora se fôr necessário), e se tem direito a desconto;
  2. respondemos por eMail com todas as instruções necessárias;
  3. até 10 dias antes do curso, pague por transferência bancária e avise-nos disso num eMail seu;
4. dentro de 2 dias enviamos-lhe um eMail comprovativo da inscrição, com o horário da sua aula prática, localização da sala, etc.;
  5. responda a esse eMail confirmando que ficou bem informado e compareça no curso.

Posso pagar em 2 vezes, 50% agora e o resto na semana antes do curso?
  Pode, mas a inscrição só é válida após termos recebido o valor total.

Ao me inscrever pela 1ª vez em actividades da Mil Cores, posso ter logo o DESCONTO de quem já os frequentou?
  Sim, fazendo um só pagamento em 2 ou mais actividades (como passeios, cursos ou workshops), cobramos uma ao preço normal e a(s) outra(s) logo com desconto. Adicionalmente, nós calculamos o valor a pagar assumindo que as actividades se realizam pela ordem que lhe proporcione o maior desconto possível.
  Desejando pagar uma-a-uma as actividades que lhe interessam, a primeira inscrição é paga na totalidade, mas não necessita de se inscrever primeiro na 1ª actividade a decorrer cronologicamente, pode ser qualquer uma cujas inscrições estejam abertas. Também não necessita de aguardar para frequentar de facto a actividade: basta pagar uma para ter desconto no pagamento das outras.
  A partir o momento em que tenha pago a sua inscrição numa actividade da Mil Cores, fica logo com direito aos descontos Mil Cores, mesmo sem ter frequentado ainda essa actividade.
  Este desconto é pessoal e intransmissível.
  Há descontos (a partir de 5 euros por pessoa) para grupos de 10 ou mais pessoas.

Porque não posso pagar à entrada, no início do curso?
  Retiraria tempo ao curso e não saberíamos quantos apontamentos fotocopiar, qual a sala a preparar, ou constituir as turmas práticas.



Posso mudar de turma prática?                                                                                                ^ Índice

  Uma vez paga a inscrição, pode passar para outra turma prática; uma vez reservado lugar numa turma prática a pedido do participante, alterar essa reserva tem um custo de 5 euros. Se necessitar absolutamente de fazer a aula prática numa sessão já sem vagas, pedimos voluntários para trocar, o que normalmente se consegue sem dificuldade; não conseguindo, por vezes criamos uma turma de desdobramento orientada por um assistente, que decorre junto à do professor, com um custo adicional de 10 euros por pessoa. Para além do lugar que disponibilizamos sempre ao participante numa turma prática do curso, garantimos ainda a possibilidade de a frequentar por 10 euros adicionais em qualquer edição posterior do curso.
  Ao ficar em lista de espera para mudar para uma turma sem vagas, assim que a vaga surge fazemos a mudança (por ordem de chegada), perdendo o interessado o lugar que tinha na turma anterior.



Não sei se poderei estar presente durante todo o curso...                                                ^ Índice

NÃO PAGAR a inscrição, tendo pedido e recebido as respectivas instruções:
  Dar instruções de pagamento de inscrição (ou reinscrição) mais que uma vez, para uma dada edição ou edições diferentes do mesmo curso ou para cursos diferentes ou outras actividades, tem um custo de 5 euros por ocorrência, acumulando-se este valor extra cada vez que as instruções são adicionalmente dadas; ao 4º pedido, só respondemos se nos fôr antecipadamente transferido para o mesmo NIB o valor extra de 15 euros (10 euros em dívida + 5 euros para darmos instruções pela 4ª vez).

DESISTÊNCIA e REEMBOLSO ou CRÉDITO:
  Se desejar, pode efectuar o pagamento agora - o que reserva o seu lugar - e desistir em qualquer altura até ao fecho das inscrições, obtendo o reembolso integral e imediato da importância paga assim que nos comunique a sua desistência. Basta dar-nos um NIB para onde possamos fazer a transferência bancária. Desejando posteriormente voltar a inscrever-se numa actividade da Mil Cores, o valor a pagar será o que estiver em vigor nessa altura, acrescido de 10 euros.
  Alternativamente, se desejar, podemos manter o valor pago em crédito até ao final do ano seguinte, que pode aplicar até à sua exaustão em múltiplos cursos, workshops e passeios da Mil Cores, mantendo até ao fim desse prazo o direito a reembolso imediato do total (como acima) ou parte não utilizada. Nesta opção, a (1ª) reinscrição tem um custo de 5 euros.
  Uma vez comparecendo a parte do curso já não devolvemos o valor pago nem trocamos por outras actividades, equipamento, serviços ou inscrição de outras pessoas, a menos que este seja adiado (ou cancelado) a meio por nós.

FALTAR a parte ou todo o curso:
  Se desejar frequentar apenas parte do curso, o preço é o mesmo.
  Faltando a alguma das partes do curso de Iniciação à Fotografia, pode completar a parte ou partes em falta em qualquer edição ou edições posteriores do curso, o que tem um custo de 10 euros por edição adicional em que reserve lugar. Veja se as edições seguintes já estão agendadas AQUI ou .
  Se precisar, pode FAZER O CURSO POR PARTES* já que ele está estruturado para também poder ser feito assim. Pode até começar pelo 2º dia já que a matéria é relativamente independente da 1ª e no início fazemos um resumo do 1º dia, e concluir numa edição posterior. Assim, mais cedo poderá começar a obter melhores resultados. Pode pagar o valor da inscrição agora e os 10 euros adicionais quando confirmar a sua disponibilidade para frequentar a parte em falta, ou pagar tudo duma vez agora o que lhe permite reservar logo o lugar numa edição específica em que deseje terminar o curso - inscrevendo-se de uma só vez (1 só pagamento) em 2 (ou mais) edições do curso, o encargo que acresce ao valor do curso é de apenas 5 euros por edição adicional (em excesso de uma) em que reserve lugar. Traga consigo os apontamentos do curso em que começou.
  *: a nossa experiência (com milhares de participantes) diz-nos que:
a) deixar para mais tarde, para poder fazer o curso todo de seguida, resulta em frequentá-lo por vezes só 2 anos depois, quando finalmente a pessoa arranja disponibilidade para fazer o curso de seguida, quando poderia ter ido fazendo por partes, e,
b) ir adiando, para poder frequentar o curso com outra(s) pessoa(s) amiga(s) ou familiar(es), resulta habitualmente em perder edições em que podia ter participado mas a(s) outra(s) pessoa(s) não, e acabar à mesma por frequentá-lo sozinho mais tarde.
  Não comparecendo em nenhuma parte do curso (mesmo por razão de força maior) sem ter avisado até ao fecho das inscrições, perde o direito ao valor pago e obriga a novo pagamento integral* da próxima vez que o deseje frequentar (todo ou em parte). *: Caso deseje frequentá-lo no Museu de Ciência (em Lisboa), temos dado a possibilidade de o fazer ao preço de repetição: apenas 25 euros.

Inscrever-se numa edição do curso e TRANSITAR para outra posterior (ou anterior):
  Caso não possa comparecer na edição do curso para que se inscreveu, pode, por 5 euros adicionais, passar para outra edição, bastando informar-nos da sua desistência até à data limite das inscrições para a edição de que desiste e comunicar-nos a sua escolha de nova edição bem como fazer-nos chegar aquele pagamento até à data limite das inscrições para a edição desejada.
  Se verificar que afinal tem possibilidade de frequentar uma edição anterior àquela para que se inscreveu, nem que seja só em parte e concluir posteriormente, recomendamos pois mais cedo poderá começar a obter melhores resultados. Se fôr o caso, por favor informe-nos assim que saiba, para transferirmos a sua inscrição para a edição anterior, o que tem um custo de 5 euros (ou 10 euros se desejar frequentar parte do curso numa edição e conclui-lo noutra).

O curso poderá vir a ser cancelado ou adiado?
  Os cursos de Iniciação à Fotografia no Museu de Ciência em Lisboa têm sempre um número suficiente de participantes e só por motivo de força maior serão adiados (e neste caso para o fim de semana mais próximo disponível); quem não poder participar nessa nova data, pode transitar gratuitamente para a edição seguinte do curso ou outra posterior ou desistir e ser reembolsado integral e imediatamente sem quaisquer custos nem penalidades. Se o curso fôr adiado (ou cancelado) a meio por nós, podemos reembolsar proporcionalmente.
  Cursos para os quais não obtemos o número mínimo de inscrições até ao fim do seu prazo são cancelados e os inscritos são informados, podendo ser creditados ou reembolsados sem quaisquer custos; frequentemente agendamo-los de novo mais tarde.

Os cursos decorrem sempre em SÁBADOS (e domingos)?
  Normalmente preferimos os fins-de-semana para realizar cursos. Uma vez cada 2 anos temos realizado cursos de Iniciação à Fotografia em horário pós-laboral ou mesmo laboral.



Uma vez no curso...                                                                                                                         ^ Índice

Onde podemos ALMOÇAR perto do Museu de Ciência, Lisboa?
  Existem vários restaurantes a cerca de 10 euros / refeição, e há um vegetariano também. Se levar o almoço de casa, há jardins com bancos perto.

Onde é a SAÍDA para praticar os conhecimentos adquiridos?
  Depende da localidade onde o curso é oferecido e condições atmosféricas; normalmente o lugar não dista mais de 300m do edifício das aulas teóricas.

 

Programa do curso e informação geral     Conteúdo                                                     
Opiniões de participantes anteriores                                                                                       Ofereça um curso 
Para se INSCREVER ou pedir INFORMAÇÕES, clique aqui: FORMULÁRIO                   Próximos cursos
                                                                                                                                                 Edição actual

  
Este curso também está disponível em qualquer altura a pedido. Contacte-nos.

This workshop is also available on demand at any time. Please ask us.

Também ensinamos estas e outras matérias da Fotografia como lições / explicações individuais ou em grupo, presenciais, por telefone, ou online (videoconferência, para todo o mundo), a 40 a 60 euros / hora.

We also teach these and other Photography subjects in English, one to one or in groups, in person, by phone, or online (videoconferencing, worldwide), at 40 to 60 euros / hour.
 

Grave a bookmark deste site
Please
bookmark this site

Receba a nossa Newsletter
Subscribe to our

Contacte-nos
Contact us

TOPO
VISITA GUIADA
GUIDED TOUR

HOME
Mil Cores - arte fotográfica Contactos da Mil Cores - arte fotográfica