Mil Cores®- arte fotográfica / photographic art
Almada, Portugal, Tel. (+351) 212 959 212
    

Workshop Prático de Fotografia de Natureza

JR05817 grifo Gips fulvus abutre voo asas-abertas céu azul (Parque Natural do Tejo Internacional)
por José Romão, fotógrafo de Natureza e biólogo
assistente de Fotografia de Natureza e guia:
 

Parque Natural do Tejo Internacional
2004 Abr. 9, 10 e 11

Organização: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Mil Cores

 

Objectivos: aprender a executar variadas técnicas de Fotografia de Natureza, obter imagens de excelente qualidade, visitar locais de grande beleza paisagística.

Os participantes devem possuir conhecimentos básicos de Fotografia



Prática Fotográfica proposta*: Paisagem, Panorâmica, Super-panorâmica, Estereoscópica, Preto & Branco de Infravermelhos (de filme ou digital), Nocturna / Astrofotografia, Macrofotografia de plantas, fungos e insectos, 4 formas de fotografar cascatas. Entre as actividades teóricas destacam-se uma projecção de diapositivos comentada. Devido às chuvas, as cascatas têm melhor caudal nesta altura do ano (e no Outono). Se ocorrerem períodos de chuva, estes serão preenchidos com sessões teóricas sobre Fotografia de Natureza. O curso realiza-se mesmo que esteja mau tempo (embora seja muito improvável que esteja o tempo inteiro assim): passaria de prático a teórico e combinar-se-ía a forma de praticar alguma coisa nem que seja posteriormente e noutro local.

*: cada participante é livre de fotografar como desejar, com o filme que lhe é familiar (ou digital), embora seja preferível uma abordagem variada e o testar das sugestões do professor. Diversas técnicas serão discutidas e exemplificadas in loco, e seguidamente experimentadas pelos participantes. Cada participante é responsável por levar o seu próprio equipamento fotográfico e rolos (ou cartões de memória). Como nem todas as pessoas dispõem do mesmo equipamento, uns poderão encontrar mais dificuldades em executar algumas das tarefas pedidas, outros outras, mas executarão tudo o que lhes fôr possível ou em que tiverem interesse.

Assim que inscrito, pode adquirir material fotográfico, consumíveis e o livro Cabo da Roca neste site ao preço especial "Mil Cores Cursos"; estes poderão ser levantados na Mil Cores, enviados, ou entregues no workshop. Não haverá venda de equipamento durante o workshop.

 
Filme e equipamento mais útil:
Rolos (mínimo 2 a 4 / dia): Kodak E100VS, Fuji Velvia, Fuji Provia 100F (pelo menos 1), Kodak T-Max 100, Ilford Delta 400, Kodak HIE.
Câmara: 1 ou 2, de filme ou digital, de preferência com capacidade para sobreposições motorizadas; para filme P&B de Infravermelhos, câmara com placa de pressão lisa, e, eventualmente, câmara escura portátil ("Changing Room/Bag").
Objectivas: grande-angular (14 a 28mm), de macro, teleobjectiva de pequeno alcance (70 a 200mm), uma com marca de refocagem para os Infravermelhos.
Tripé com possibilidade de panning, cabo de disparador com travão, tela difusora, reflector pequeno branco ou prateado, flash com pilhas e cabo de ligação.
Filtros: UV, 81A, 81B, 82A ou 82B, Hoya Portrait, Gradual Neutro -2 e Gradual Neutro -1 com porta-filtros e aneis adaptadores, polarizador, neutro 4x, 10x ou mais.
Filtros para P&B: vermelho escuro (29) ou vermelho, (laranja), amarelo, azul ou verde.
Filtros de Infravermelhos: Hoya R90 (ou R72) ou equivalente, do diâmetro da objectiva com marca de refocagem.

Programa (alterável no local se necessário):
   09 Sexta-Feira
10h00 - Briefing para apresentação das actividades (Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova)
12h00 - Saída para prática
19h00 - Regresso ao alojamento
21h30 - Projecção de diapositivos por José Romão
   10 Sábado
09h00 - Saída para prática
19h00 - Regresso ao alojamento
21h30 - Fotografia nocturna
   11 Domingo
07h00 - Saída para prática
17h00 - Fim da actividade

A prática decorre em vários locais naturais, incluindo o Parque Natural do Tejo Internacional, efectuando-se as deslocações em autocarro da Câmara Municipal. 

2004 Abril 9
Sexta
Abril 10
Sábado
Abril 11
Domingo
Nascer  Lua 00:08 01:23 02:30
Nascer  Sol 07:09 07:08 07:06
Ocaso Lua 09:39 10:32 11:34
Ocaso Sol 20:08 20:09 20:10
Lua cheia: Abril 5. Quarto minguante: Abril 12 

Preço do curso: 45 euros (35 euros para participantes de anteriores cursos, workshops e passeios da Mil Cores). Cada participante recebe a lista das tarefas a executar e 1 livro Cabo da Roca (ou 1 rolo profissional Kodak E100VS 135-36) de oferta. Este workshop é idêntico ao "O Outono no Gerês".

Número mínimo de participantes para o workshop se realizar: 15. Número máximo de participantes: 40.

Inscrições: Data limite para pagamento de inscrições ou comunicação de desistências e reembolso (total e imediato):
 6 de Abril  3ª Feira às 21h, via tel. 212 959 212, 969 871 009ou . Sugerimos que se inscreva o mais cedo possível para garantir vaga.

As inscrições são feitas por depósito bancário ou transferência bancária: por favor peça-nos instruções via tel. 212 959 212, 969 871 009. Precisamos de saber qual a sua escolha de alojamento / refeições.

Transporte, alojamento e refeições por conta de cada um.  Os almoços são ligeiros e no campo: levar sandes, água, leite, sumos, fruta, frutos-secos, bolachas, etc., de preferência que não necessitem de talheres nem de aquecer, e saco de plástico para trazer o lixo de volta. A Mil Cores pode fazer as reservas do alojamento em meia pensão (jantar, dormida, e peq. almoço) para os interessados, conforme se indica a seguir. 

Alojamento e local da projecção de slides (por favor anote): Pensão das Termas de Monfortinho (pensão de 2ª categoria)
Responsável: Sr. Carlos Paredes
Rua Padre Alfredo, Termas de Monfortinho
Tel: 277 430 310 / Fax: 277 430 311

Preços do alojamento em regime de meia pensão: 25 euros por pessoa /  dia em quarto duplo (30 euros se em quarto individual).

Muitos dos participantes preferem chegar de vêspera e ficar alojados na Pensão das Termas de Monfortinho, para ter mais tempo para trocar conhecimentos com os membros do grupo.

Ponto de encontro, sexta-feira às 10:00 (por favor anote):
Centro Cultural Raiano
Avenida Zona Nova de Expansão
6060-101 Idanha-a-Nova
Tel: 277 202 900 / Fax: 277 202 944
Email: turismo.cmidanha@iol.pt
Web: www.cm-idanhanova.pt

Para chegar a Idanha-a-Nova, (por favor anote):
Apanhar a A1 direcção Porto quem sai de Lisboa, ou vice versa, até Torres Novas e aí sair em direcção a Castelo Branco/Abrantes pela A23 (antigo IP6). 9 km após passar Castelo Branco sair para Alcains; aí, seguir pela N352 até aos Escalos de Cima e mudar para a N233 até aparecer à direita a indicação de Idanha-a-Nova/N353. Ao entrar em Idanha-a-Nova, existe uma rotunda onde está bem assinalado o Centro Cultural Raiano. Veja o mapa aqui
Até Termas de Monfortinho, (por favor anote):
Sair de Idanha-a-Nova em direção a Proença-a-Velha; aí, seguir pela N239 passando ao lado de Monsanto e Penha Garcia, até chegar às Termas de Monfortinho (direcção Espanha).
Veja o mapa aqui

Contactos úteis (por favor anote):
  José Romão: telemóveis 969 871 009   Pedro Martins: 968 122 662 ou 277 202 900 (Centro Cultural Raiano), turismo.cmidanha@iol.pt, toda a informação sobre a localização, alojamento e refeições. 


Dificuldade dos percursos: baixa a moderada (não aconselhável a pessoas com limitações na locomoção).

Termo de Responsabilidade:
Ao inscrever-se neste workshop, o participante assume toda a responsabilidade por quaisquer sinistros em que possa incorrer, pelos quais a organização se não responsabiliza. Além disso, nada no Parque Natural do Tejo Internacional deverá danificar, remover ou perturbar durante o curso.

Pode levar uma lista de perguntas a fazer.

Revelação de rolos: à posteriori e por conta de cada participante; no entanto, serão indicados estabelecimentos que o fazem com qualidade profissional. Havendo 10 participantes ou mais interessados, marcar-se-á durante o workshop um encontro posterior, na área de Lisboa, para análise dos resultados, ao custo de 5 euros adicionais por pessoa (pagos aquando da marcação).

Clique para pedir um aviso por email sempre que realizarmos um curso ou workshop

Gostaria de nos ajudar a organizar um curso ou workshop na sua terra, escola, empresa ou instituição? .

Outros cursos
Passeios fotográficos

     
Também ensinamos estas e outras matérias da Fotografia como lições / explicações individuais ou em grupo, presenciais, por telefone, ou online (videoconferência, para todo o mundo), a 40 a 60 euros / hora.

We also teach these and other Photography subjects in English, one to one or in groups, in person, by phone, or online (videoconferencing, worldwide), at 40 to 60 euros / hour.

Grave a bookmark deste site
Please bookmark this site

Receba a nossa Newsletter
Subscribe to our

Contacte-nos
Contact us

TOPO
VISITA GUIADA
GUIDED TOUR

HOME
Mil Cores - arte fotográfica Contactos da Mil Cores - arte fotográfica