Mil Cores®- arte fotográfica / photographic art
Almada, Portugal, Tel. (+351) 212 959 212    


Recipiente estanque para arquivo de slides e negativos
 
     
Zoom in Frasco hermético de 3 litros e silica-gel: 12,50 Euros; idem 4 litros: 15,00 Euros (mesmo diâmetro interno de gargalo: 85mm). . Embalagem e portes de correio, adicionar:

Portugal Continental: 6 Euros
Madeira e Açores, por superfície: 8 Euros
Outros destinos: informe-se .

Todos os preços incluem IVA. Não se envia à cobrança. Pagamento por transferência bancária ou depósito: peça instruções .

 

Proteja os seus melhores diapositivos dos FUNGOS!

Frasco estanque, hermeticamente fechável, com silica-gel para absorver a humidade dentro (alternativamente, comercializamos as caixas Peli). Os fungos, que crescem sobre o filme libertando substâncias que deixam por vezes marcas irreparáveis na imagem, não se desenvolvem quando a humidade relativa (HR) está abaixo dos 40%. A HR que medimos em Lisboa varia geralmente entre os 65% e os 80%. A nossa silica-gel contém um indicador que passa gradualmente de azul escuro a rosa claro ao se hidratar. O pequeno contentor em que se encontra deixa ver a cor à transparência. Os nossos testes preliminares indicam que esta se mantém seca durante (muito) mais de um ano de uso (aberto cerca de 24 vezes). Mas mesmo quando a silica gel já tem uma cor lilás, quase rosa, ainda a HR no interior do frasco não atingiu 40%. Aliás, este estado é ainda óptimo, já que uma HR extremamente baixa tende a curvar a película. Depois, só tem que aquecer a silica-gel num copo de vidro durante 1 minuto no micro-ondas e esta vira azul, e está de novo funcional (seca). Atenção: o próprio copo também fica muito quente! Ou aqueça num forno convencional, num pires de pirex. Deixe tudo arrefecer antes de voltar a depositar a silica-gel no pequeno contentor de plástico. Se desejar pode-nos encomendar uma recarga de silica-gel com indicador (azul-rosa) de humidade, por apenas 3 Euros; despesas de envio (dentro de Portugal): 3,50 Euros. Para evitar a libertação de poeira da silica-gel, que é um forte abrasivo riscando as superfícies onde se deposita, incluímos também um filtro de algodão no pequeno contentor. Depois, coloque o frasco dentro dum saco de plástico preto ou forre-o com folha de alumínio, e guarde-o num local escuro e fresco, onde a temperatura não flutue muito.

Notas sobre a conservação de película exposta.

A melhor conservação do filme consiste em fechá-lo numa saqueta plástica hermeticamente selada e manté-lo congelado a -20ºC constantes. Mas os ciclos de congelamento/descongelamento são altamente desaconselháveis pelo dano que causam nos materiais. Assim, para quem nao deseje utilizar duplicados dos originais "perpetuamente" congelados, mas antes os próprios originais, e a eles necessita de aceder algumas vezes por ano, recomendamos o nosso sistema do frasco. Outros sistemas existem, como armários com gavetas com ranhuras onde os diapositivos entram, ou folhas de arquivo, sem que se resolva o problema dos fungos a não ser numa sala de ambiente controlado. Mesmo assim, se usar armários, os de metal são preferíveis, já que os de madeira libertam essências dos vernizes que são nefastas para o filme. Se usar folhas de arquivo, escolha as de poliester que permitem boa ventilação (ou em segunda opção as de polipropileno); nunca use as de PVC, que libertam o nefasto cloro, aquele cheiro a "plástico" tão característico). Se já tem alguns diapositivos com fungos, pode ainda tentar removê-los. Nós tiramos o caixilho e lavamo-los com água com um nada de Sonasol (não de Limão). Depois passam-se bem por água à torneira, e por fim por uma solução de estabilizador para diapositivos em água destilada, ou simplesmente por esta última, e ficam a secar encostados pelas arestas dentro dum copo coberto por um pires, sendo no dia seguinte reencaixilhados, caixilho esse que leva uma marca distintiva.
Soluções caseiras para problemas reais.
 

   

Grave a bookmark deste site
Please bookmark this site

Receba a nossa Newsletter
Subscribe to our

Contacte-nos
Contact us

TOPO
VISITA GUIADA
GUIDED TOUR
HOME

Mil Cores - arte fotográfica Contactos da Mil Cores - arte fotográfica